Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APIRAC sinaliza 49 anos de proteção, estruturação e desenvolvimento do setor

Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC

02/07/2024

Na APIRAC estamos absolutamente focados nestas transformações e plenamente empenhados em contribuir para um setor cada vez mais forte e implícito no desenvolvimento do país.

Imagen

A APIRAC celebrou no dia 26 de maio o seu 49º aniversário, que abre o ciclo do 50º aniversário, que se celebrará no próximo ano, em 2025.

A APIRAC foi fundada em 1975, numa época muito conturbada, para unir e defender um setor que estava muito ameaçado, nomeadamente, no que respeitava às dificuldades de importação e da carência na formação profissional especializada. Reuniu pela primeira vez em Assembleia-Geral de associados, no dia 2 de junho de 1975, pelas 17:00 horas, na sala de reuniões da Confederação da Indústria Portuguesa, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, naquele que pode ser considerado o seu ato fundador, tendo nessa ocasião sido eleitos pela primeira vez os órgãos sociais associativos.

49 anos depois, em ano de grandes transformações legislativas e regulamentares já anunciadas, a tecnologia de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor abraça um processo de evolução sistémica para se tornar ainda mais eficiente em termos energéticos, ecológicos e inteligente. Uma nova fase na vida europeia se iniciará agora relativamente a questões de ordem energética e ambiental dos edifícios, e dos sistemas e equipamentos que neles coexistem. Em todas estas dimensões, as Bombas de Calor e os fluidos alternativos serão preponderantes da “nova realidade”, à qual as empresas terão de atender e adaptar.

A APIRAC tem sabido acompanhar os tempos e corresponder aos desafios sempre renovados de um setor cada vez mais exigente e profissionalizado, e economicamente cada vez mais relevante. Somos uma Associação setorial transversal e vertical, com Associados distribuídos por todo o Portugal Continental e Insular, de todos os segmentos de atividade da cadeia de negócio e de variadas dimensões, que entra numa nova fase da sua história. A cadeia de valor do setor representa 2.500 milhões de euros o que corresponde a 1% do PIB nacional. São 25.000 postos de trabalho, 3% das exportações nacionais de máquinas. Milhares de agentes de mercado orientados para a diminuição dos consumos energéticos, melhorando rendimentos, com responsabilidade ambiental e consagrando a satisfação no cliente final.

A APIRAC detém assim uma representatividade ímpar, facto que aliado a uma estrutura coesa e dinâmica lhe tem proporcionado uma boa capacidade de intervenção junto do tecido empresarial e social.

Entendemos que temos a Experiência, a Equipa, a Disponibilidade e o “Know-how” adequados para prestar um serviço de qualidade e de valor acrescentado, que nos permite ir ao encontro das necessidades das empresas do Setor que representamos há 49 anos.

Na APIRAC estamos absolutamente focados nestas transformações e plenamente empenhados em contribuir para um setor cada vez mais forte e implícito no desenvolvimento do país.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusSiga-nosChillventa

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/07/2024

  • Newsletter O Instalador

    01/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial