A Revigres explica quais os melhores pavimentos para os vários espaços da casa e a diferença entre eles.
Com a estação estival à porta, esta é a altura certa para começar a planear as obras de renovação da sua casa, especialmente se estivermos a pensar substituir o telhado, colocar capoto ou trocar os pavimentos no interior e exterior da habitação.
Hoje, deixamos de lado o telhado e o capoto e vamos concentrar-nos, exclusivamente, nos pavimentos, mais concretamente nos pavimentos cerâmicos.
Apesar dos pavimentos em madeira serem bastante tradicionais na arquitetura portuguesa, os revestimentos e pavimentos em cerâmica estão a conquistar um lugar de destaque nas nossas casas.
Ao contrário de um revestimento cerâmico que deve ser aplicado na parede os pavimentos cerâmicos, tal como o nome indica, podem utilizados no chão por serem materiais resistentes e altamente duradouros que reproduzem, na perfeição, a mármore, a pedra, o cimento, a tijoleira, e até a madeira.
Tenha em atenção, contudo, que dado que cada peça que constitui um revestimento ou pavimento cerâmico é produzida com uma medida e cor específica, as características poderão variar entre lotes.
De modo a classificar e separar as peças, os fabricantes dividem a produção em lotes com referência numérica em função da tonalidade do material e do seu calibre (dimensões).
Por isso, em função da extensão da obra que tinha planeado, aconselhamos a que encomende, logo no início, duas caixas extra do mesmo lote, de modo a garantir que poderá concluir a obra sem ter que se preocupar com potenciais diferenças na cor e dimensões das peças que constituem o revestimento ou o pavimento.
Como já sublinhámos, existem tipos de pavimentos cerâmicos para o interior e exterior de sua casa. Contudo, note que alguns destes pavimentos só podem ser utilizados no interior enquanto outros só podem ser utilizados no exterior.
Posto isto, antes de começar as obras de substituição dos pavimentos de sua casa, tenha em atenção que existem dois tipos de materiais cerâmicos que, pela sua natureza, devem ser aplicados de acordo com o tipo de utilização de cada divisão:
Assim:
Note que, em zonas exteriores e casa de banho, deverá utilizar pavimentos cerâmicos antiderrapantes que cumpram as normas de segurança DIN 51130 e DIN 51097.
O vasto leque de opções à sua escolha em termos de materiais e design que, por exemplo, podemos encontrar na Revigrés, empresa especializada na produção de soluções de cerâmica com mais de quatro décadas de experiência, estende-se, igualmente, às cores utilizadas.
Neste domínio da cor, o branco acaba por ser a mais procurada para pavimentos e revestimentos de casa de banho e cozinha pela sua leveza e luminosidade.
Já nas salas de estar e quartos, a preferência vai para o cinza e para o castanho-claro, cores que dão a estes espaços uma maior sensação de conforto.
Do interior passamos para o exterior, zona onde imperam os pavimentos cerâmicos a imitarem tijoleira e mármore com as cores predominantes a serem o alaranjado e o branco-acinzentado.
Por último, em termos de revestimentos cerâmicos, o destaque vai para os azulejos de parede em tons de branco (casa de banho e cozinha) ou em tons cinza (sala de jantar).
Por último, chegou a altura de lhe dar a conhecer algumas das principais vantagens que optar por colocar um pavimento ou revestimento cerâmico vai trazer à sua casa.
Estas são:
- Maior resistência à água;
- Maior durabilidade;
- Vasta gama de opções decorativas;
- Facilidade de limpeza e manutenção;
- Acesso a uma vasta gama de opções para interiores e exteriores.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal