Os sensores UNO permitem a monitorização continua e em tempo real, dos dados relativos a sete variáveis importantes para a QAI: Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Partículas Finas em Suspensão (PM2,5) e Partículas em Suspensão (PM10), Formaldeído (HCHO), Ozono (O3), Compostos Orgânicos Voláteis Totais (TVOC), para além da Temperatura, Humidade e Luminância.
Os sensores UNO da Delta para a QAI, são a resposta a este novo desafio, uma vez que se suportam nos principais referenciais para a certificação ambiental dos edifícios, como o WELL, LEED e RESET.
Permitem a monitorização continua e em tempo real, dos dados relativos a sete variáveis importantes para a QAI: Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Partículas Finas em Suspensão (PM2,5) e Partículas em Suspensão (PM10), Formaldeído (HCHO), Ozono (O3), Compostos Orgânicos Voláteis Totais (TVOC), para além da Temperatura, Humidade e Luminância.
Contribuição dos Sensores para a Qualidade do Ar Interior para as certificações WELL, LEED e RESET:
Os pré-requisitos relacionados a QAI têm um potencial de 18 pontos. Com a monitorização em contínuo dos parâmetros da QAI que o UNO permite, é possível atingir sete desses pontos relativos aos requisitos A01, A03, A05, A06 e A08.
Com a utilização dos sensores Delta UNO podemos impulsionar a certificação de um edifício de prata para ouro ou até platina.
A Certificação LEED utiliza um sistema de pontos. O “LEED for Existing Buildings Scorecard” baseia-se num total de 100 pontos distribuídos em 7 categorias.
Um dos eixos de avaliação é a satisfação dos ocupantes e avaliação da QAI, utilizados para determinar a Pontuação de Experiência Humana, que se baseia em três componentes, ponderados da seguinte forma:
• Pontuação de satisfação dos ocupantes (ponderação de 50%)
• Pontuação de CO2 (ponderação de 25%)
• Pontuação de TVOC (ponderação de 25%)
Para a certificação inicial, o projeto deve obter uma Pontuação de Experiência Humana mínima de 40, que é igual a 8 pontos.
Com a utilização dos sensores Delta UNO e a consequente melhoria da qualidade do ar e da satisfação dos ocupantes, um projeto pode ganhar até 20 pontos nesta categoria.
No módulo RESET Air, os dados devem ser continuamente monitorizados por meio de sensores da qualidade do ar, que medem os seguintes parâmetros:
• Partículas Finas em Suspensão (PM2,5)
• Compostos orgânicos voláteis totais (TVOC)
• Dióxido de carbono (CO2)
• Temperatura
• Humidade relativa
Os sensores Delta UNO são acreditados pela RESET Air, como grau B para todos os cinco parâmetros.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal