Os edifícios de todos os tipos e dimensões, quer sejam residenciais ou comerciais, utilizam bombas e sistemas de bombagem para transportar, bombear e recolher água.
A escolha das bombas a instalar num edifício é uma responsabilidade que exige conhecimentos técnicos específicos por parte do projetista, uma figura profissional cada vez mais qualificada que desempenha hoje um papel crucial, não só na avaliação das necessidades hídricas do edifício e na adaptação às normas em vigor, mas também na eficiência energética e na otimização da utilização dos recursos hídricos.
Se, de facto, até há não mais de vinte anos, a conceção dos sistemas devia garantir principalmente as necessidades e a segurança, hoje permite influenciar e reduzir o consumo de energia, com benefícios tangíveis tanto em termos de custos como de impacto ambiental a longo prazo. Projetar significa fazer a diferença em termos de sustentabilidade.
A evolução progressiva do papel do design obrigou, ao mesmo tempo, a uma especialização paralela em todos os domínios.
De facto, hoje em dia, o projetista é uma figura altamente qualificada que se ocupa da conceção e da integração dos sistemas hidráulicos num edifício. A sua principal responsabilidade é conceber e projetar as técnicas específicas dos sistemas de distribuição de água, sistemas de drenagem, irrigação e dispositivos de controlo do caudal de água de um edifício, com a função de garantir a eficiência e eliminar o impacto ambiental, no seu conjunto. Bem como a segurança e o cumprimento de todos os regulamentos.
As principais funções do projetista hidráulico incluem:
• Análise do projeto: o projetista avalia os projetos de edifícios específicos, tais como a procura de água, o aquecimento, a refrigeração e a gestão das águas residuais.
• Escolhas técnicas: seleção das bombas, tubagens e outros componentes hidráulicos que melhor se adaptam a todas as caraterísticas do projeto. Estas decisões influenciam a eficiência, a segurança e a vida útil dos sistemas.
• Conformidade com a legislação: o projetista deve cumprir os regulamentos e leis relativos aos sistemas hidráulicos. Isto garante a segurança dos ocupantes e o cumprimento de todos os regulamentos.
• Otimização de recursos: conceber sistemas que utilizem a água de forma eficiente, reduzindo os resíduos e otimizando a utilização dos recursos hídricos, garantindo um menor impacto ambiental.
• Colaboração multidisciplinar: trabalhar em estreita colaboração com arquitectos, engenheiros e outros profissionais para integrar e garantir o sucesso global das iniciativas.
O projetista estuda a fadiga dos projetos hidráulicos, considerando outros aspetos técnicos, económicos e ambientais. Utiliza ferramentas avançadas de cálculo e simulação, avaliando o desempenho do sistema ao longo do tempo. Observa e analisa o comportamento da água e de outros fluidos em diferentes situações, prevendo fenómenos hidráulicos que podem influenciar a gestão do sistema. Utiliza software CAD para criar desenhos detalhados e esquemas de projetos para dispositivos hidráulicos. Estes desenhos orientam a construção e a instalação dos sistemas.
Um bom projetista de instalações hidráulicas reconhece e utiliza os vários recursos oferecidos pelos fabricantes de bombas e sistemas de bombagem para garantir um projeto eficiente e fiável.
Fatores que podem ser úteis:
• Conhecimento dos produtos e serviços disponíveis: o projetista deve estar familiarizado com os diferentes tipos de bombas disponíveis no mercado. A Xylem fornece formação e informações detalhadas sobre os seus produtos, incluindo dados técnicos, curva de desempenho e especificações de instalação.
• Software de design: a Xylem fornece software específico para o design do sistema de bombagem. Estas ferramentas permitem a seleção da bomba mais adequada com base em todas as caraterísticas específicas do projeto, tendo em conta o caudal, a pressão e outras variáveis.
• Assistência técnica: os técnicos da Xylem estão disponíveis para fornecer aconselhamento técnico sobre aspetos como o dimensionamento da bomba, a seleção do material e a disposição da instalação. Este apoio ajudará a evitar erros de planeamento e a otimizar a eficiência do sistema.
• Informações sobre inovações: a Xylem oferece cursos de formação regulares sobre as suas novas tecnologias e soluções avançadas. O projetista deve estar atualizado sobre estas inovações para as integrar nos projetos e melhorar a eficiência do sistema.
Desde a conceção de sistemas hidrónicos, passando pela seleção de bombas e sistemas de última geração, até à instalação no setor dos edifícios comerciais e residenciais, a Xylem apoia os projetistas que hoje em dia são chamados a tomar uma decisão e a desempenhar um papel decisivo para travar ou inverter as alterações climáticas, melhorando o desempenho energético dos edifícios existentes e novos.
A oferta da Xylem foi criada e desenvolvida para cumprir e exceder as mais recentes normas de eficiência energética e inclui bombas para aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), abastecimento de água, transporte de águas residuais e contadores para medição e controlo do consumo, e serviços e equipamento de incêndio, todos continuamente actualizados para cumprir regulamentos energéticos cada vez mais rigorosos.
A Xylem pode colaborar com os projetistas de hidráulica dos edifícios para identificar e selecionar a solução mais adequada para os caudais e todas as necessidades de consumo, desde a bomba centrífuga ou equipada com Hydrovar X - o novo sistema integrado que inclui um motor síncrono de relutância assistida IE5 PM e um variador de velocidade - até aos grupos de reforço.
A Xylem pode fornecer aos proprietários de casas e edifícios comerciais sistemas de gestão de águas residuais e pluviais eficientes e compatíveis. A gama estende-se desde sistemas completos prontos a instalar para aplicações interiores ou subterrâneas até bombas de esgoto submersíveis com tecnologia de autolimpeza e impulsores vortex, bombas trituradoras e bombas de drenagem.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal