Na sequência da publicação do novo regulamento, Regulamento (UE) n.º 2024/573 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de fevereiro, relativo aos gases fluorados com efeito de estufa, que altera a Diretiva (UE) 2019/1937 e que revoga o Regulamento (UE) n.º 517/2014 e de acordo com o estabelecido no n.º 8 do art.º 10º do referido Regulamento, o projeto de ato de execução relativo aos novos requisitos para a certificação de pessoas singulares que realizam atividades em comutadores elétricos que contém gases fluorados, foi colocado em consulta pública.
A referida consulta decorre até ao próximo dia 15/10/2024, podendo aceder à mesma iniciativa em: F-gases – update of minimum requirements for switchgear (europa.eu).
Como explica o IEP, a avaliação e certificação do pessoal e das empresas ou a atestação de técnicos responsáveis por atividades que envolvam intervenções na instalação, manutenção ou assistência técnica dos equipamentos ou dos sistemas que contenham gases fluorados com efeito de estufa, é, obrigatória e assegurada por organismos de avaliação e certificação ou de atestação técnica consoante o setor de atividade.
O IEP – Instituto Electrotécnico Português encontra-se reconhecido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) enquanto Organismo de Avaliação e Certificação de Pessoas Singulares que procedam a intervenções em comutadores elétricos.
Em novembro o IEP irá promover uma nova edição do curso de “Técnicos de Manutenção e Reparação de Comutadores Elétricos Isolados a SF6”.
Esta formação será ministrada online, tendo em atenção as novas orientações do novo Regulamento (UE) 573/2024 de 7 de fevereiro de 2024, que revoga o Regulamento (UE) nº 517/2014.
A formação tem início a 7 de novembro e um custo de 1.025 euros (+IVA).
Mais informações e inscrições no website do IEP.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal