Intitulada “Princípios Passive House”, a 1.ª edição acontece entre 8 e 10 de outubro. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas.
O curso aborda os princípios básicos do padrão Passive House, focado em conforto, qualidade do ar, eficiência energética e ausência de patologias, aplicável a qualquer edifício e clima.
No final desta formação, com uma duração de 12 horas, os formandos vão estar aptos identificar os requisitos Passive House, conhecer e aplicar os seus princípios, reconhecer as mais valias da implementação do padrão e identificar as particularidades da adaptação da Passive House à realidade Portuguesa.
Tratando-se de uma formação de nível 1, destina-se a participantes em início de percurso profissional ou com poucos conhecimentos e competências na temática em desenvolvimento. Esta ação de formação enquadra-se na ÁREA 581 e pode ser realizada no âmbito da candidatura a membro efetivo da Ordem dos Arquitetos.
“Estamos muito felizes de estreitar a colaboração com a Ordem dos Arquitetos! É um grande motivo de alegria para nós vermos a Passive House a integrar a formação da Ordem dos Arquitetos. É o passo lógico para construir o futuro que todos queremos. A Passive House não é um sistema construtivo, uma certificação subjetiva, ou um padrão aplicável nos países nórdicos. É um padrão que assenta unicamente no desempenho, sendo totalmente objetivo e rigoroso, onde conseguimos ter edifícios que são saudáveis e que proporcionam bem-estar aos seus ocupantes, com o mínimo de consumo energético. Este desempenho é abrangente, ou seja, alcançado com qualquer sistema construtivo, em qualquer tipologia e em qualquer localização, sempre verificável ao longo do tempo de vida do edifício”, explica João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.
As edições da formação ocorrerão em formato e-learning, com sessões síncronas das 9h30 às 13h30.
As inscrições estão abertas para as edições de 2024.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal