Disterm
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Setembro com mais 25% de produção de energia renovável

08/10/2024
Dados da APREN indicam que no mês passado a tecnologia eólica foi a que mais se destacou, representando 35% da energia produzida em Portugal.
Imagen
Foram divulgados os dados do último Boletim Eletricidade Renovável elaborado pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN). Os valores recolhidos indicam que Portugal é o quarto país europeu com maior incorporação renovável na geração de eletricidade.

Nos primeiros nove meses do ano, as energias renováveis contribuíram em mais de 82% para a geração do total de 34 463 GWh de eletricidade em Portugal Continental. A incorporação de energia renovável na produção de eletricidade regista um aumento de 15,2 pontos percentuais face ao período homólogo e contribui para uma queda na produção de eletricidade fóssil, em mais de 16% relativamente aos valores registados em 2023. Segundo a APREN a descida é justificada, principalmente, por uma queda na produção de eletricidade proveniente de gás natural e pelo crescimento da tecnologia hídrica, que representa 34,5% da eletricidade consumida em Portugal.

A APREN faz uma outra interpretação dos números: os resultados positivos da produção de eletricidade em Portugal Continental no período acumulado de janeiro a setembro de 2024, que evidenciam o compromisso do setor com a transição energética e o seu trabalho na diminuição dos efeitos das alterações climáticas.

O Boletim indica ainda que, entre os dias 1 e 30 de setembro de 2024, a incorporação renovável foi de 75,3%, perfazendo 2 274 GWh dos 3 020 GWh produzidos no mês em análise. Face a setembro de 2023, a quantidade de eletricidade gerada é semelhante, devendo-se, principalmente, a uma redução na produção fóssil através de gás natural de 30% para 9,3% e a um aumento da produção eólica de 24,2% para 35%.

A tecnologia eólica foi a principal fonte de produção energética durante o mês de setembro, representando 35% da eletricidade produzida em Portugal. Já a hídrica registou o maior número de horas de fecho de mercado, com 2537 horas não consecutivas.

Imagen
Sobre os números do último Boletim, destaca Pedro Amaral Jorge, CEO da APREN aponta que “nos primeiros nove meses do ano, mais de 80% da energia produzida em Portugal teve origem renovável. Olhando só para o mês de setembro, é possível afirmar que, face ao mesmo período de 2023, existiu um aumento de mais de 25% (26,3%) da produção renovável. Também ao nível da produção de eletricidade via fóssil registámos uma diminuição significativa, em mais de 20%. Dados que representam um claro progresso no caminho que temos percorrido na transição energética em Portugal”.

De 1 de janeiro a 30 de setembro, Portugal foi o quarto país com maior incorporação renovável na Europa, com 82,2%. Ficando apenas atrás de países como a Noruega, a Áustria e a Dinamarca (98,9%, 86,3% e 84,3% respetivamente).

Relativamente ao preço médio horário, entre 1 de janeiro e 30 de setembro, o preço médio horário registado no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) em Portugal foi de 52,8 €/MWh, o que representa uma redução de 43% face ao período homólogo do ano passado. Durante este período, foram registadas 1 640 horas não consecutivas em que a geração renovável foi suficiente para suprir o consumo de eletricidade de Portugal Continental, com um preço horário médio no MIBEL de 33,9 €/MWh.

Os resultados alcançados em setembro de 2024 e no acumulado dos primeiros nove meses do ano reforçam o posicionamento e a liderança de Portugal na produção de energia renovável.

REVISTAS

Panasonic PortugalSoliusSiga-nosBosch

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    09/12/2024

  • Newsletter O Instalador

    02/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial