A LG Electronics venceu o AHR Innovation Award 2025 na categoria Sustainable Solutions com a sua bomba de calor LG Residential Cold Climate.
O equipamento será apresentado na AHR Expo 2025 em Orlando, na Flórida, no próximo mês de fevereiro, com a marca a referir que este se destaca em termos de redução do consumo de energia, o que contribui para a mitigação das alterações climáticas e melhoria simultânea do conforto dos habitantes.
Projetada especificamente para regiões mais frias, a bomba de calor da LG funciona de forma eficaz em temperaturas tão baixas como -35 graus Celsius, mantendo a capacidade total de aquecimento a -25 graus Celsius e funciona a 70% da capacidade a -35 graus Celsius. Além disso, a inovadora bomba de calor incorpora um ciclo de fluido frigorigéneo que evita a acumulação de gelo no alternador de calor exterior, melhorando assim o desempenho ao nível do aquecimento. A impressionante solução também está equipada com o reconhecido Inverter Compressor rotativo duplo de alta capacidade e elevada eficiência, que utiliza o refrigerante R32 (GWP 675) com baixo potencial de aquecimento global (GWP), disponível com HSPF2 13,4 Btu/Wh e 13,6 kBtu/h.
Sobre o prémio, James Lee, head da unidade de negócios Air Solution da LG Home Appliance & Air Solution Company, refere que “o reconhecimento da ASHRAE e AHR reflete a dedicação contínua da LG à inovação tecnológica e tendência de eletrificação de AVAC”. O executivo acrescenta ainda que “a bomba de calor Residential Cold Climate é uma solução com a capacidade de suportar condições climáticas extremamente frias e ajudar a otimizar a eficiência energética do lar. O nosso foco permanece na criação de soluções mais responsáveis a nível ambiental, que se alinhem com as necessidades dos consumidores e, ao mesmo tempo, reduzam a nossa pegada ambiental global.”
A LG trabalha ativamente com Consortium for Advanced Heat Pump Research, fundado em colaboração com a Universidade do Alasca para estabelecer um Advanced Cold Climate Heat Pump Laboratory neste estado norte-americano. A LG também criou um triângulo global de I&D que liga a América do Norte, a Europa (Oslo, Noruega) e a Ásia (Harbin, China), com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de bombas de calor de alta performance em regiões de frio extremo.
“Compreendemos a necessidade de desenvolver e validar produtos sob condições de frio extremo, e a premiada bomba de calor LG Residential Cold Climate é uma prova dos nossos esforços contínuos nesta importante área”, acrescenta Lee. “Ao minimizar a dependência de sistemas de aquecimento movidos a combustíveis fósseis e ao reduzir qualquer aquecimento suplementar de reserva, a bomba de calor reduz os impactos ambientais e apoia os movimentos de descarbonização e eletrificação de larga escala.”
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal