Disterm
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

História do pavimento radiante

Pedro Soares, Thermosite05/12/2024

Foi usado pela primeira vez há cinco mil anos. Hoje é escolhido por proporcionar poupança energética e conforto.

Imagen
O pavimento radiante terá sido usado pela primeira vez pela civilização Minóica, há mais de 5.000 anos. Posteriormente foram os romanos que o utilizaram, ainda que com tecnologias muito diferentes das actuais, nomeadamente pela passagem de gases de queima por canais de tijolo aplicados no pavimento dos locais aquecidos.

Apesar de tão antigo, o seu grande desenvolvimento foi nos anos mais recentes, pela clara percepção de o pavimento radiante ser sem dúvida nenhuma a forma mais eficiente de climatizar uma habitação.

Ajudou muito ao desenvolvimento, a evolução do controlo, bem como a redução dos custos de aquisição dos componentes necessários, como o tubo, a placa, e ainda uma maior divulgação e quantidade de instaladores preparados para aplicar este tipo de produtos.

As vantagens da instalação do pavimento radiante

O pavimento radiante acumula evidentes vantagens estáticas e funcionais. Qual é o outro sistema que não ocupa paredes, não tem qualquer ruído e proporciona temperaturas tão uniformes por todas as divisões?

Poupança energética

A poupança energética do pavimento radiante é espelho das baixas temperaturas. E afectam a eficiência de duas formas: Em primeiro lugar a maior eficiência dos geradores de calor a baixa temperatura e em segundo lugar as menores perdas de calor das divisões aquecidas para o exterior.

Um sistema de aquecimento central convencional, como por exemplo por radiadores a água, necessita de água a uma temperatura próxima de 75°C, enquanto o pavimento radiante alimentado por água a 35°C consegue aquecer qualquer tipo de divisão. Para aquecer água a 35°C podemos utilizar equipamentos mais eficientes como sistemas solares, que não poderíamos utilizar para aquecer água a 75°C. Mesmo comparando equipamentos que consigam aquecer a água a diferentes temperaturas, tanto baixas como altas, como a bomba de calor e caldeira de condensação, verificamos que a eficiência destes é muito superior quando a trabalhar para baixas temperaturas.

O segundo ponto de poupança energética é pelas menores perdas de calor dos espaços pelas envolventes. E este facto explica-se pelas menores temperaturas médias dentro do espaço. A temperatura média ambiente nos aquecimentos por pavimento radiante é menor quer pelas menores variações das temperaturas ao longo do tempo, quer pela temperatura ser mais homogénea num vector vertical do espaço físico. Quando analisamos um aquecimento por radiadores a água, verificamos uma grande variação de temperatura (temperaturas muito altas junto ao tecto) por se tratar de um aquecimento com um grande peso da componente convecção. Isto significa que para o utilizador ter a mesma temperatura de conforto (temperatura que define no termóstato ambiente, normalmente a 1,70 m do solo) tem duas temperaturas médias diferentes no caso do pavimento radiante e dos radiadores. O resultado é maior perda de calor para o exterior no caso dos radiadores (a velocidade de transferência do calor é tanto maior quanto maior for o gradiente de temperaturas).

Imagen

Estética e conforto

Para além das vantagens económicas é de reforçar os factores que posicionam o pavimento radiante como o tipo de aquecimento mais confortável dos existentes.

• Não ocupa espaço. Não é necessário reservar zonas ou paredes para colocar emissores de calor.

• Não faz ruído.

• As temperaturas são muito estáveis. Este sistema caracteriza-se por uma inércia muito forte, o que garante uma libertação de calor regular e suave. O controlador pode ainda incluir a medição da temperatura externa ambiente. O sistema passa a alterar a temperatura de impulsão em função das variações externas. Antes de o interior ser influenciado por um aumento de temperatura exterior, o controlador já baixou a temperatura de impulsão. O resultado é uma menor variação de temperatura interna, com consequente poupança de energia e maior conforto do utilizador.

• Aquecimento estático. Não implica fluxos de ar com diferenças de temperatura e ruído.

Aquecimento e arrefecimento

Mais recente, mas com cada vez mais adeptos é o arrefecimento pelo pavimento radiante. Com aproximadamente o mesmo investimento, é possível aproveitar o mesmo sistema do aquecimento por pavimento radiante para, no Verão, diminuir a temperatura das habitações.

Em algumas divisões poderá ser necessário aumentar os circuitos do pavimento, de forma a conseguir “roubar” o calor necessário. Em todas as instalações será necessário incluir o controlo da humidade para evitar a condensação da mesma no pavimento. Com estes cuidados conseguimos transformar os espaços mais quentes em espaços amenos e agradáveis.

Imagen

Solução comercial

A Thermosite é um produtor de sistemas e distribuidor dos equipamentos necessários para um sistema com funcionamento correto, confortável e eficiente. A sua equipa ajuda desde o projeto, ao dimensionamento e ao apoio em obra na formação do instalador.

O fornecimento de uma solução integral, desde a placa isolante, ao tubo, coletores e caixas, junta-se a solução de controlo da Honeywell, que permite a gestão à distância pelo telemóvel. As bombas de calor Thermway, que tem eficiências e níveis de performance muito elevados, são também a garantia de sucesso do pavimento radiante.

A Thermosite está presente em todo o país, com armazéns em Lisboa, Porto e Algarve, dispondo de toda a informação disponível na sua página de internet: www.thermosite.com.

REVISTAS

Siga-nosPanasonic PortugalBoschSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    23/12/2024

  • Newsletter O Instalador

    16/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial