As bombas de calor utilizam atualmente uma vasta gama de gases fluorados (F-gases) como refrigerantes. Sendo que a União Europeia (EU) recentemente reviu o regulamento relativo aos gases fluorados. Documento esse que exigirá que a indústria faça a transição mais rápida para fluidos frigorigéneos alternativos com um potencial de aquecimento global (PAG) inferior, em conformidade com os objetivos climáticos da UE.
Mas o que isso significa? Para ajudar o setor a EHPA – European Heat Pump Association – emitiu um documento onde apresenta “uma panorâmica abrangente das regras revistas e das suas implicações para o setor das bombas de calor”.
O documento abrange tópicos-chave como proibições, redução progressiva dos HFC, sobreposição com o REPowerEU, controlo de fugas, colocação no mercado, procedimentos de exportação/importação, regulamentação aduaneira, requisitos de formação e certificação; e cláusulas de revisão, com o objetivo de clarificar o panorama regulamentar e o seu impacto nas partes interessadas.
Pode descarregar o documento no site da EHPA.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal