Birmingham Blade, desenvolvida pela EvoPhase, especialista em design de inteligência artificial (IA) e a KwikFab, fabricantes de metal de precisão.
A empresa britânica EvoPhase, especialista em design de inteligência artificial (IA) e a KwikFab, fabricantes de metal de precisão, criaram a primeira turbina eólica do mundo concebida por IA e adaptada às condições de vento de uma determinada área geográfica.
A parceria deu origem a uma solução para uma das questões mais iminentes no panorama da energia verde: como produzir geradores de energia eólica limpa em pequena escala e a preços acessíveis.
Os testes efetuados pela Universidade de Birmingham à Birmingham Blade, como foi batizada, confirmaram que esta é sete vezes mais eficiente do que os projetos existentes nas velocidades do vento e no ambiente urbano da cidade.
A EvoPhase utilizou o seu processo de conceção baseado em IA para gerar e testar a eficiência das conceções a velocidades de vento encontradas em Birmingham, que, com 3,6 metros por segundo, são substancialmente inferiores aos 10 metros por segundo previstos para a maioria das turbinas.
“Precisávamos de uma turbina que pudesse captar as velocidades relativamente baixas do vento de Birmingham, gerindo simultaneamente a turbulência causada pelos edifícios circundantes”, revelou Leonard Nicusan, diretor de tecnologia da EvoPhase, num comunicado de imprensa. “O design também tinha de ser compacto e leve para se adequar a instalações em telhados.”
“A utilização da IA foi essencial para nos libertarmos dos preconceitos de longa data que influenciaram as conceções de turbinas durante o último século. A IA permitiu-nos explorar possibilidades de conceção que ultrapassam o âmbito da experimentação humana tradicional”, afirmou Leonard Nicusan.
De acordo com Nicusan, conseguiram “gerar, testar e aperfeiçoar mais de 2.000 projectos de turbinas eólicas em apenas algumas semanas, acelerando significativamente o nosso processo de desenvolvimento e alcançando o que teria levado anos e milhões de libras através de métodos convencionais”.
O projeto pode abrir a porta à produção ilimitada de eletricidade em edifícios de escritórios e residenciais, praticamente sem custos.
Kit Windows Yule, Universidade de Birmingham e Chief Scientific Officer EvoPhase; Leonard Nicusan, Chief Technology Officer EvoPhase; Dominik Werner, CEO EvoPhase; David Coleman, CEO, Universidade de Birmingham Enterprise; Jack Sykes, Chief Operating Officer EvoPhase; John Cook, Entrepreneur-in-Residence, Universidade de Birmingham Enterprise; Laura Bond, Entrepreneur-in-Residence Universidade de Birmingham Enterprise; Paul Jarvis, Managing Director Kwik Fab Ltd
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal