O Ministério do Ambiente e Energia, através da Direção-Geral do Território, vai promover a 2.ª edição da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), que visa continuar a capacitar os municípios e as comunidades para a transição para uma economia circular que reforce a resiliência das cidades portuguesas, tornando-as mais preparadas e adaptadas aos atuais desafios económicos, ambientais e sociais.
A segunda edição surge como “uma oportunidade para consolidar os avanços alcançados na primeira edição e catalisar uma nova fase de planeamento de ação para a circularidade urbana, através do apoio a redes nacionais de cidades circulares em torno de quatro temas prioritários e da capitalização nacional dos seus resultados”, pode ler-se no site do projeto.
Entre os temas prioritários destaque para o Urbanismo e Reabilitação, Uso Eficiente dos Recursos, Relações Urbano-Rurais e Ciclo Urbano da Água. Os principais objetivos passam por “fomentar abordagens participativas para o planeamento de ação, processos de colaboração multinível, aprendizagem em rede e partilha de boas práticas”, pode ler-se no programa disponibilizado pela Direção-Geral do Território.
A InC2 é financiada pelo Fundo Ambiental, no quadro do objetivo 'Transição para uma economia circular', com uma dotação de 1,5 milhões de euros até 2028. A maioria do financiamento (80%) destina-se ao apoio técnico, metodológico e financeiro às redes de cidades circulares, sendo o remanescente (20%) distribuído em ações de comunicação, capitalização e na assistência técnica.
Os temas e o programa da 2.ª edição da InC2 já estão disponíveis no site oficial.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal