Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA)

Estudo revela que países europeus não conseguem tornar bombas de calor acessíveis

06/01/2025

Quase todos os países europeus podem adotar mais medidas fiscais para apoiar o uso de bombas de calor, “essenciais para descarbonizar o setor do aquecimento e da refrigeração”. Esta é uma das conclusões de um novo estudo a que a AIPOR teve acesso divulgado pela Associação Europeia de Bombas de Calor.

Imagen

Apenas seis países, dos 30 analisados pela EHPA, estabeleceram uma taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) mais baixa para as bombas de calor do que para as caldeiras a combustíveis fósseis: Bélgica, França, Irlanda, Portugal, Roménia e Reino Unido. “Isto significa que as bombas de calor não têm frequentemente qualquer vantagem em termos de IVA sobre as caldeiras em termos de custos iniciais”, destaca a associação.

A situação é semelhante a nível de custos de funcionamento. Para que sejam competitivos, "o custo da eletricidade deve ser, no máximo, o dobro do preço do gás. Isto porque as bombas de calor utilizam muito menos eletricidade do que as caldeiras a gás para produzir a mesma quantidade de calor", destaca a EHPA.

Apesar disso, o IVA sobre o gás (usado pelas caldeiras a combustíveis fósseis) e a eletricidade (utilizada pelas bombas de calor) é o mesmo em todo o lado, exceto na Letónia e em Espanha, onde a taxa sobre a eletricidade é mais baixa. Em apenas sete dos 25 países europeus para os quais estão disponíveis os preços do gás e da eletricidade, a eletricidade é inferior ao dobro do preço do gás (valores de 2024).

"Em algumas zonas da Europa, o inverno já está a começar a fazer efeito. Os consumidores devem poder aquecer as suas casas de forma económica e sustentável. Cada bomba de calor instalada na Europa contribui para a segurança energética e a soberania energética da Europa. Os Estados-membros devem utilizar todos os instrumentos fiscais à sua disposição para garantir que isso aconteça, com o apoio da UE", afirmou Paul Kenny, diretor-geral da EHPA.

A Comissão Europeia pode dar o pontapé de saída para este processo através do seu próximo Plano de Ação para a Eletrificação, do Plano de Ação para Preços Acessíveis da Energia, da revisão da Diretiva 'Tributação da Energia' e do Pacote de Energia para os Cidadãos. Se o fizer, "as soluções mais limpas para o aquecimento e a refrigeração serão também as mais atractivas do ponto de vista económico para os utilizadores finais, incluindo a indústria".

REVISTAS

VulcanoAPAL - Associação Portuguesa de AluminioVálvulas Arco, S.L.Ordem dos Engenheiros

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/09/2025

  • Newsletter O Instalador

    08/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial