Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro, a Comissão de Especialização em Climatização e Refrigeração, em colaboração com a secção nacional da REHVA e o capítulo português da ASHRAE, promovem as 24.as Jornadas de Climatização. O evento vai contar com a presença do presidente da Associação Europeia de Bombas de Calor (European Heat Pump Association, EHPA), Patrick Crombez.
De acordo com a organização, a 'Neutralidade Carbónica nos Edifícios e na Indústria' é “um tema presente e que nos vai acompanhar nas próximas décadas, na medida em que é um objetivo estratégico do país e da Europa, como suporte aos três pilares da sustentabilidade: proteção ambiental, equidade social e viabilidade económica”.
Os sistemas de climatização e refrigeração nos edifícios e na Indústria "não estão isentos daquele desígnio e muitas questões se levantam, quer estratégicas, quer de implementação, num constante atualizar de objetivos", informa a organização.
O evento agendado para o próximo dia 16 de janeiro no auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, conta com vários oradores que irão abordar alguns dos desafios que enfrentamos e que vão dar a conhecer bons exemplos de implementação.
A transposição da nova Diretiva EPBD e os desafios e oportunidades para os edifícios em Portugal vão estar em análise por Hélder Gonçalves, engenheiro mecânico sénior - Investidor no LNEG.
Destaque ainda para a publicação da versão em língua portuguesa do 'Manual da CIBSE AM17:2022 Heat pump installations for large non-domestic buildings', bem como a presença do presidente da Associação Europeia de Bombas de Calor (European Heat Pump Association, EHPA), Patrick Crombez, que irá partilhar uma visão estratégica do setor.
Programa
10h - Sessão de abertura (Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros - Jorge Liça, Coordenador da Especialização em Climatização e Refrigeração- Isabel Sarmento, REHVA – Representante da Secção Portuguesa- Adélio Gaspar, ASHRAE Portugal Chapter President- Serafín Graña).
10h30- Sessão da manhã (Moderador: Celeste Campinho – Presidente da AIPOR)
10h40- Os desafios da neutralidade carbónica às redes energéticas
Pedro Ávila - Operational Sustainability Director na REN
11h- Eletricidade – a estratégia para a transição energética
Manuel Luís Martins - Solar DG Product Development Deputy Director na EDP
11h20 - Pausa para café
11h50– Transposição da nova Diretiva EPBD e os Desafios e Oportunidades para os Edifícios em Portugal
Helder Gonçalves - Engenheiro Mecânico Sénior – Investigador no LNEG
12h10 – Apresentação do livro da CIBSE AM17:2022 Heat pump installations for large non-domestic buildings
Eduardo Maldonado – Professor Catedrático da FEUP revisor da tradução portuguesa
12h30 – Debate
13h-14h - Pausa para almoço
14h30 - Sessão da tarde (Moderador: Alexandra Costa)
14h40 – Bombas de calor: Eficiência e GWP
Patrick Crombez – President of the European Heat Pump Association (EHPA)
15h– Caldeiras: que futuro na descarbonização?
Daniel Malveiro - Delegado Solutions Portugal BAXI
15h20 – SACE e SRI: que papel na descarbonização
António de Pina – Diretor da Deltacontrols Germany
15h40- Pausa para café
16h00 – A descarbonização na indústria: (Caso de estudo)
Ricardo Barbosa – Líder da Equipa de Energias Renováveis do INEGI
16h20 – A sustentabilidade de um GES: Hotel Renaissance Porto (Caso de estudo)
Ricardo Sá – CEO da Edifícios Saudáveis
16h40 - Debate
17h - Encerramento
Recorde a edição anterior das jornadas, dedicadas ao tema “Projetar, construir e manter edifícios para a excelência de operação”.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal