Nesta área em que lidamos com a segurança e saúde no trabalho – nos setores da energia, das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação - a importância de concretizarmos o provérbio, que dá título ao artigo, é tão crucial que pode salvar vidas.
Os impactos da não segurança podem ser vastos e profundos, afetando quer trabalhadores e suas famílias, quer organizações. A falta de segurança nesta área tem custos diretos, indiretos e intangíveis (como o sofrimento humano) que podem ser muito significativos e, muitas vezes, superam os investimentos necessários para implementar as medidas preventivas que impõem.
Investir em segurança não só protege os trabalhadores, como pode resultar em economia a longo prazo. Contribui, no fundo, para uma satisfação crescente. Os trabalhadores sentem que existe uma preocupação constante e real em promover condições de trabalho seguras e saudáveis.
É determinante implementar ações de formação e informação que contribuem para a sensibilização de todos e ajudam a combater os acidentes de trabalho, especialmente em setores com maiores índices de sinistralidade. Isso requer uma abordagem multifacetada, que passa pela formação, pela identificação e gestão de riscos, pela promoção de um ambiente de trabalho organizado, pela elaboração e implementação de procedimentos de segurança e pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs).
Uma mentalidade e cultura de segurança entre todos os trabalhadores alcança-se através de ações de sensibilização, partilha de dados estatísticos sobre segurança e saúde no trabalho, incentivo ao reporte de incidentes, realização de inspeções de segurança às equipas, etc.
Na Wondercom essa preocupação está latente em tudo o que fazemos, ou não fossemos uma empresa certificada pela norma ISO 45001:2018 (Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho). Através de ações de sensibilização concretizamos o que já diziam as nossas avós: Prevenir. Para não remediar.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal