A organização do evento não podia estar mais satisfeita com os comentários positivos que tem recebido após a realização do 5.º Seminário de Inverno, que reuniu no Campus da Penha, da Universidade do Algarve, mais de 170 participantes, entre alunos e ex-alunos, docentes e profissionais do setor de várias regiões do país.
No passado dia 18 de janeiro decorreu o 5.º Seminário de Inverno do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve dedicado ao tema ‘Climatização e Refrigeração’. De acordo com a organização, o evento atraiu o interesse de 170 participantes, entre os quais alunos e ex-alunos do ISE-UALG, bem como e profissionais do setor que acompanharam as apresentações de vários temas técnicos que ocuparam a agenda do evento ao longo do dia.
O seminário, organizado pelo Professor Doutor Celestino Rodrigues Ruivo e pelo Eng. Armando Inverno, contou com a participação do presidente do Instituto Superior de Engenharia, do diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Vice-Presidente da EFRIARC na sessão de abertura.
Tal como o modelo dos eventos anteriores, foi mantido o cariz técnico diversificado, o que permitiu “uma jornada de trabalho muito frutífera, como foi a opinião da maioria dos participantes manifestada in loco e também através de mensagens que continuam a chegar, quase todas apelando à continuação do evento”, conforme revelou à revista O Instalador a organização do evento, que contou com o apoio de várias empresas patrocinadoras, o que permitiu oferecer a inscrição e o almoço aos participantes.
Na manhã do seminário 'ligaram-se' fornos solares do tipo parabólico para preparar café e 'caroffee', uma mistura de café com alfarroba torrada, os quais foram servidos tanto no coffee break da manhã, como a seguir ao almoço.
Após a sessão de abertura, coube a Bernardo Peris Pérez, do Grupo de Energética, Universidad de Málaga, Espanha, partilhar ‘Um olhar sobre a refrigeração por CO2, a utilização de ejetores e novas ferramentas de formação em colaboração’, a que se seguiu a apresentação de Armando Inverno sobre ‘A problemática da recuperação de energia em UTAN’. Entre as conclusões apresentadas, Armando Inverno destacou que “o potencial de recuperação de calor é superior para o aquecimento”, e que “a redução da potência de aquecimento também é superior à de arrefecimento. Por isso, quanto maior for o número de graus-dias de aquecimento, tanto maior é o potencial de recuperação”.
Lembrou ainda que “ao acréscimo de custo das UTAN junta-se a redução do custo do equipamento de produção de calor, então a análise económica de cada caso é imperativa”.
Após uma sessão de debate, coube a João Raposo, Engenheiro Térmico UALG, conduzir a apresentação ‘Smart Rooms to Smart Hotels: A inteligência artificial na relação do cliente com a climatização’, em que apresentou o Optimax, uma plataforma de gestão e comunicação que permite saber o estado do quarto em tempo real, se está ou não ocupado, qual a temperatura pedida pelo cliente, a temperatura real, temperatura de insuflação ou diagnóstico precoce de anomalias no VC. “Vão ser instalados protótipos em oito hotéis durante 2025, cuja evolução dos consumo irá ser comparada com outros e obtidos resultados”, indicou.
Já Daniel Leiria, licenciado em Engenharia Mecânica pela UAlg e Project Lead na Danfoss, conduziu uma apresentação sobre ‘Inteligência artificial no âmbito do AVAC e sistemas de energia’.
O dia terminou com as apresentações de Fábio Coelho, Senior Mechanical Engineer, sobre o ‘Projeto de um Datacentre Hyperscale em Portugal com arrefecimento gratuito com água do mar e do arquiteto Fábio Mendes sobre ‘Construção ecológica em edifícios’.
Perante o feedback positivo de todos os presentes, que partilharam mensagens a referir que “os temas abordados foram todos muito pertinentes e atuais, o que permitiu relembrar, atualizar e adquirir conhecimentos muito importantes para quem como nós trabalha nesta área diariamente”, a organização já está a ponderar voltar a realizar o evento em janeiro de 2026.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal