Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O congresso e atividades centram-se na sustentabilidade, na tecnologia, no talento e na resolução do défice habitacional. A Construmat vai apresentar soluções para uma construção mais inovadora e responsável

Construmat: soluções para uma construção mais inovadora e responsável

14/02/2025

De 20 a 22 de maio, a Construmat regressa ao Recinto Gran Vía, em Barcelona, com mais ideias, soluções, empresas e profissionais para ajudar a redefinir a construção e a reabilitação em termos de sustentabilidade. Com a participação de 350 expositores de 22 países, a Construmat será uma grande montra de tecnologias, sistemas e materiais de construção, bem como um fórum de conhecimento para avançar para um modelo de construção mais inovador e responsável.

A Construmat 2025 realizar-se-á em Barcelona, na Fira Gran Via, de 20 a 22 de maio
A Construmat 2025 realizar-se-á em Barcelona, na Fira Gran Via, de 20 a 22 de maio.
Organizada pela Fira de Barcelona, a Construmat tornou-se uma referência para os profissionais ligados à cadeia de valor do setor da construção que procuram os últimos desenvolvimentos e tendências em matéria de sustentabilidade, tecnologia e eficiência. Espera-se a presença de mais de 22 mil visitantes.

O presidente da Construmat e da APCE Espanha, Xavier Vilajoana, sublinha “a representatividade e o carácter transversal e inovador da oferta comercial do salão” e está convicto de que “a interação entre profissionais, empresas, especialistas e representantes governamentais na feira irá gerar novas ideias, soluções, aprendizagens e colaborações que contribuirão para transformar uma indústria essencial para aumentar o parque habitacional e construir edifícios, espaços e ambientes de forma mais eficiente e sustentável”.

Setores e empresas em destaque

Até ao momento, os setores mais representados na Construmat são as paredes, estruturas, fachadas e coberturas; carpintarias de madeira, metal e PVC; isolamentos, impermeabilizações, revestimentos e tintas; pavimentos e revestimentos; construção industrializada; e máquinas, ferramentas e equipamentos. Todos eles representam 65% do número total de expositores.

Completam a oferta do salão as especialidades de climatização e ventilação; proteção solar; serviços profissionais; iluminação; urbanismo, paisagismo e espaço exterior; mobiliário e design de interiores; vidro; BIM e TIC para projetos e obras; casas de banho; cozinhas; gestão da água; gestão e recolha de energia, bem como associações e organizações.

Entre as empresas que já confirmaram a sua participação encontram-se algumas das mais influentes do setor, como a Alsina, Technal, K-line, Urbidermis, Jung, Greco Gres, Exlabesa, Deceuninck, Grupo Valverde, Cosentino, Stil Condal, Indalsu, Alufactory, Fischer, PMP, Molins, Saltoki Offsite, Lahyer, Evowall, Tq Tecnol, Renolit, Dakota, Steico, KLH e A. Solanes, entre outras.

Por outro lado, 36% da exposição comercial será internacional, o que demonstra o interesse suscitado pelo mercado espanhol e pela sua área de influência no sul da Europa e no Mediterrâneo. Concretamente, estarão presentes empresas e pavilhões de França, Alemanha, Portugal, China, Turquia, Polónia, Bélgica, Áustria, Marrocos, Itália, Reino Unido, Holanda, Egito, Andorra e Lituânia, entre outros.

Prevê-se também que várias organizações internacionais participem na Construmat, organizando as suas próprias conferências e eventos. Destaca-se a sessão da União dos Arquitetos do Mediterrâneo (Umar), “Catástrofes naturais na zona do Mediterrâneo. Os arquitetos ao serviço da sociedade”, e a assembleia e conferência da Build Europe, a associação que representa os promotores e construtores residenciais de 18 países da União Europeia (UE), sobre habitação a preços acessíveis.

A Construmat 2025 espera mais de 22 mil visitantes
A Construmat 2025 espera mais de 22 mil visitantes.

Fórum de startups e investimento

Dentro da área de exposição, haverá uma área com cerca de trinta startups selecionadas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência no domínio da construção (Contech) e para reinventar serviços no setor imobiliário (PropTech). Será acompanhada por uma área de talks e sessões de pitching e networking para apresentar os projetos a potenciais investidores, compradores e parceiros. Entre os conceitos apresentados, a Construmat atribuirá ainda o prémio para a melhor empresa startup desta edição.

Habitação social, IA e biohabitabilidade saudável

Para além da feira, a Construmat destaca-se como um importante fórum de diálogo e conhecimento setorial, bem como um espaço de formação, inovação e networking com múltiplas atividades. Entre elas, o Congresso da Construção Sustentável, que apresentará exemplos de projetos de vanguarda no domínio da construção sustentável ligados à produção de habitação social e acessível, à criação de espaços saudáveis e biohabitáveis e à utilização da inteligência artificial nos processos construtivos.

Outro dos centros de debate será o novo espaço Construmat Experience, que acolherá apresentações de projetos, masterclasses e mesas redondas promovidas por organizações do sector. Falar-se-á de projetos com inteligência artificial, da melhoria da resiliência dos edifícios face a emergências climáticas, de fórmulas para atrair jovens talentos e mulheres para o setor, da poupança energética e de soluções para a reconstrução após o furacão de Valência. Também terá lugar a Facilities Engineering Summit by ACI, onde serão abordados temas fundamentais como a descarbonização, os sistemas de controlo com inteligência artificial e os projetos de construção complexos.

Workshops de formação, showroom e materiais

Por outro lado, as demonstrações práticas e os cursos de formação também ganharão destaque no certame. A Área de Oficinas acolherá workshops e atividades interativas destinadas à aprendizagem e atualização profissional. Será possível participar em sessões sobre certificação solar, técnicas de pintura decorativa sustentável, alvenaria industrializada, estanquidade ao ar em reabilitação e outras soluções inovadoras apresentadas na feira.

O público poderá também apreciar La Plaza, um showroom de 200m² de arquitetura efémera, funcional e sustentável. Concebida por jovens talentos, integrará eficiência energética, materiais saudáveis e estética sob o conceito de “Eco Construção”.

Na mesma linha, outro espaço interessante será a Biblioteca de Materiais Construmat, onde serão expostos compósitos inovadores e materiais de construção circular utilizados em protótipos para testar o seu potencial de aplicação.

Para além da exposição, a Construmat 2025 contará com um interessante conjunto de actividades complementares...
Para além da exposição, a Construmat 2025 contará com um interessante conjunto de actividades complementares, como o Congresso da Construção Sustentável.

Promover o talento

Este ano, a Construmat lança uma iniciativa destinada a apresentar o setor da construção como uma opção de emprego atrativa para os jovens e outros profissionais. Em colaboração com a Barcelona Ativa, no dia 22 de maio, dedicará um dia a conhecer o tipo de profissionais qualificados que a indústria procura, oferecendo orientação e gerando oportunidades profissionais através de encontros entre candidatos e recrutadores.

Por último, em colaboração com a Fundação Mies Van der Rohe, os Prémios Construmat 2025 serão entregues no âmbito do salão. Estes prémios reconhecem a excelência e a sustentabilidade dos projetos de arquitetura e, nesta ocasião, irão distinguir construções responsáveis e pioneiras na arquitetura saudável.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    10/03/2025

  • Newsletter O Instalador

    03/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial