A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos organizou a 13 de março, em Lisboa, a sessão 'Literacia energética em Portugal: Diagnóstico, e agora?' para promover o debate sobre a literacia energética e divulgar os resultados do estudo realizado pela consultora Qmetrics no final de 2024.
Pedro Verdelho, presidente da ERSE, destacou a importância da participação e inclusão dos consumidores no setor energético, alinhando-se com o Plano Estratégico e Financeiro Plurianual 2023-2027 da entidade. Sublinhou ainda a necessidade de reforçar a literacia energética, especialmente no contexto da transição energética, e mencionou as ações de formação de proximidade desenvolvidas pela ERSE em colaboração com diversas instituições.
Já Susana Justo, diretora-geral da Qmetrics, apresentou os principais resultados do estudo, que abrangeu consumidores domésticos de eletricidade e gás natural com idades entre os 18 e os 75 anos, em todo o território nacional. O índice de literacia dos consumidores foi fixado em 45,3 pontos, evidenciando uma ligeira melhoria face ao estudo anterior realizado pela ERSE em 2020.
As investigadoras Luísa Schmidt e Ana Horta, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, identificaram problemas associados à iliteracia energética e avançaram com soluções para a sua melhoria. No segundo painel, foram apresentados casos práticos por Fernando Viana, presidente do Tribunal Arbitral de Consumo, Fernanda Santos, coordenadora da DECO, Pedro Andersson, jornalista da SIC e responsável pelo programa “Contas Poupança”, e pela SU Eletricidade, promotora do Projeto Twist, desenvolvido com o apoio do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC).
O evento foi moderado por Pedro Costa, diretor de Consumidores de Energia da ERSE, e encerrou com a intervenção de Isabel Apolinário, administradora da ERSE, que anunciou o lançamento do serviço 'Vamos simular consigo'. Este serviço visa levar aos consumidores, nos seus locais de trabalho, o simulador de preços de energia da ERSE, auxiliando-os na escolha da melhor oferta no mercado e na poupança na fatura de energia. Isabel Apolinário destacou ainda o papel dos comercializadores na capacitação dos consumidores, dada a sua proximidade com os clientes.
Este evento insere-se num esforço contínuo da ERSE para aumentar a literacia energética em Portugal, reconhecendo que um consumidor informado é essencial para um mercado energético mais eficiente e transparente.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal