Agendado para 29 de abril a 27 de maio, em Grijó, e de 8 a 20 de maio em Lisboa, o Curso de Inspeção a Sistemas de Aquecimento e Arrefecimento em Edifícios confere conhecimentos que suportam o desempenho das funções de TIS no âmbito do atual enquadramento legislativo, sendo focado na recolha dos dados necessários para avaliar a eficiência de funcionamento, na elaboração do relatório de inspeção e recomendações para a melhoria do desempenho energético dos sistemas técnicos.
No final, pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos relativos a metodologias de inspeção que suportem e complementem a inspeção a sistemas técnicos de aquecimento e de arrefecimento, nomeadamente sistemas de aquecimento com recurso a caldeira, sistemas de ar condicionado, e sistemas solares térmicos.
A formação tem os seguintes conteúdos programáticos:
Tema 1: Enquadramento legislativo (online)
Decreto-Lei n.º 101-D/2020
Despacho n.º 6476-C/2021
Atuação dos técnicos SCE
Tema 2: Inspeção à sistemas de combustão (presencial)
Preparação da inspeção
Inspeção visual
Eficiência do sistema
Recomendações
Relatório
Tema 3: Inspeção à sistemas de solar térmico (presencial)
Preparação da inspeção
Inspeção visual
Eficiência do sistema
Recomendações
Relatório
Tema 4: Inspeção à sistemas de ar condicionado (presencial)
Preparação da inspeção
Inspeção visual
Eficiência do sistema
Recomendações
Relatório
Tema 5: Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios (presencial)
SACE como ferramenta para inspeção de sistemas técnicos
Condições de elegibilidade
Isenção da inspeção por recurso à SACE
O curso dá acesso ao econhecimento como Técnico de Inspeção de Sistemas Técnicos (TIS) – a atividade profissional de TIS requer reconhecimento profissional, que está dependente do cumprimento dos requisitos definidos no DL 102/2021.
Os candidatos a TIS devem realizar um pedido de análise curricular à Academia ADENE, através da funcionalidade 'Solicitar novo reconhecimento', na plataforma da Academia ADENE.
No final do curso, que tem um valor de 700€, o formando terá direito a um certificado de formação se participar em, pelo menos, 90% das horas formativas.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal