A inauguração da Tektónica 2025, que arrancou a 10 de abril, ficou marcada pela realização da mesa redonda organizada pela revista O Instalador para debater algumas das medidas mais urgentes para ultrapassar os desafios do setor AVAC.
Da esq. para a dta: Paulo Bessa, Business Solutions Manager da SGT Energia e Climatização, SA, Jorge Carvalho, Business Diretor da Eurofred, Luís Graça, Sócio Gerente da Frostline e Nuno Roque, diretor-geral da APIRAC
A escassez de mão de obra especializada, a ausência de formação técnica contínua e a dificuldade de adaptação às novas tecnologias são alguns dos entraves que importa discutir de forma construtiva, bem como o mercado das bombas de calor e o papel do setor para a construção da sociedade do futuro.
Graças à presença de um painel de oradores de excelência, que contou com as presenças de Paulo Bessa, Business Solutions Manager da SGT Energia e Climatização, SA, Jorge Carvalho, Business Diretor da Eurofred, Luís Graça, Sócio Gerente da Frostline e Nuno Roque, diretor-geral da APIRAC, foi possível ter as várias visões, quer da indústria, da formação, da operação no terreno e da representação institucional.
Enquanto Nuno Roque fez um enquadramento dos desafios legislativos e estruturais do setor, bem como o papel da APIRAC junto dos associados, Paulo Bessa revelou as soluções técnicas e estratégias de climatização sustentável e eficiente.
Já Luís Graça partilhou com a audiência a sua experiência como empresário e instalador, trazendo-nos o olhar direto de quem sente na pele os desafios operacionais e logísticos, enquanto Jorge Carvalho, com um percurso de mais de três décadas no setor AVAC e com passagens por entidades como a APIRAC e a EFRIARC, notou que falta para o setor despertar mais para o associativismo e não esperar sempre que alguém apareça para resolver os problemas.
Clique aqui para ver a reportagem fotográfica da mesa redonda.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal