Para José Paulo Pinto, gestor da Tektónica, “os números alcançados nesta edição, quer ao nível da participação empresarial, quer na mobilização de visitantes, consolidam a feira como uma plataforma essencial para impulsionar o mercado da construção. Destacamos a inovação como pilar transversal a todos os sectores representados, e o compromisso deste evento para valorizar produtos, serviços e equipamentos, bem como promover e distinguir as empresas que apostam em soluções diferenciadoras num mercado em constante evolução.”
“Os resultados do inquérito a visitantes profissionais demonstram o grau de satisfação com o evento: 99,5% consideraram que a Tektónica correspondeu às suas expectativas, 98,8% acreditam que o evento contribui para a projeção e crescimento económico do sector, 100% recomendariam a visita a outros profissionais, manifestando ainda a intenção de regressar na próxima edição e 80% dos profissionais reconhecem a Tektónica como o maior evento do sector em Portugal”, divulgou a organização em comunicado.
Apesar ser uma referência nacional no setor da construção, este ano algumas empresas fizeram a sua estreia no evento, como é o caso da Hisense, que classifica a sua presença de “extremamente positiva”. A decisão surgiu “da crescente aposta da marca no mercado nacional, bem como da parceria com a NHClima, distribuidor oficial em Portugal. Temos objetivos ambiciosos e, em parceria, identificámos na feira uma oportunidade estratégica para dar a conhecer as nossas soluções a um público mais vasto e especializado".
Os objetivos foram amplamente cumpridos, "tanto em termos de notoriedade, como de geração de leads e contactos comerciais”, indica Sofia Velasco, marketing and communication manager da Hisense. “O stand atraiu um número significativo de visitantes, permitindo-nos apresentar a nossa gama de soluções em climatização e reforçar a presença da marca no mercado português, bem como comunicar esta nova parceria”.
A marca apresentou aos visitantes soluções de ar condicionado e AQS, “num compromisso com a inovação e a eficiência energética ao serviço do consumidor”. Um dos destaques passa pelo compromisso com a melhoria da qualidade do ar, através do design de novos filtros e tecnologias, como a Hi-Nano, que elimina vírus e bactérias através do sistema de geração de iões.
Entre os produtos que estiveram melhor recetividade destaque para a Hi-Water, “uma bomba de calor de água quente sanitária (AQS) inteligente, de Classe A, que oferece eficiência energética graças ao compressor e motor do ventilador inverter de alta eficiência e fiabilidade. Permite o controlo inteligente através da App ConnectLife e oferece capacidade de monitorização de consumos de energia para melhor gestão e economia”.
Já o Energy Pro X é um ar condicionado “que se posiciona como uma solução avançada graças à eficiência energética de primeira classe (A+++ em arrefecimento e A+++ em aquecimento). Este modelo oferece um desempenho elevado e a sua conetividade Wi-Fi, o controlo por voz e a aplicação ConnectLife permitem a gestão inteligente e personalizada da climatização da casa”.
Outra estreia foi da SGT Energia e Climatização SA., que não podia estar mais satisfeita com o balanço da Tektónica. “A participação foi muito positiva e foi uma excelente oportunidade para reforçarmos a visibilidade da marca, estabelecermos contacto com os profissionais do setor e partilharmos as nossas soluções com um público altamente qualificado. O interesse demonstrado pelos visitantes superou as expectativas, o que nos deixa muito satisfeitos com esta estreia”, refere a SGT Energia e Climatização SA., que tem vindo a crescer “de forma sustentada no mercado nacional”.
Para o evento, os objetivos eram claros: “aumentar o reconhecimento da marca, apresentar as soluções mais inovadoras e estreitar laços com os profissionais do setor”, que puderam conhecer algumas das novidades da marca. “Apresentámos várias novidades da gama de climatização, com especial destaque para o novo Split Tipo Mural Solstice (EZ), que incorpora inteligência artificial (IA) para uma gestão mais eficiente do conforto e da poupança energética. Destacámos ainda o novo chiller MagBoost Apex Pro, uma solução de elevada performance, ideal para projetos de maior exigência técnica”.
Outro destaque foi o sistema CIRQHP, “uma solução inovadora que permite aquecimento, arrefecimento e produção de AQS com recuperação de calor, com elevados níveis de eficiência energética. Esta tecnologia despertou grande interesse entre os profissionais do setor pela versatilidade e contributo para edifícios mais sustentáveis”.
Este ano, em vez dos habituais quatro dias, a Tektónica decorreu ao longo de três dias, eliminando o domingo, “o que foi bastante positivo, pois focou ainda mais o evento no público profissional”, destacou Sílvia Nogueira, CFO da Be-Air, que notou ainda “a organização dos pavilhões. Houve uma maior otimização dos espaços e foi muito bem pensado ter um único pavilhão com o foco nas energias renováveis”.
No geral, Sílvia Nogueira faz um balanço “muito positivo” da Tektónica. “Face a 2024, verificou-se um aumento significativo de visitantes. A julgar pela afluência no stand, estamos bastante otimistas na angariação de novos clientes”, que tiveram a oportunidade de conhecer algumas novidades da marca, como os dois novos modelos LG.
“O Ar Condicionado LG Artcool Gallery Premium, onde se destaca uma tela FHD de 27 polegadas com uma moldura numa madeira fina e a Bomba de Calor a R290 LG, onde prioriza a elevada fiabilidade, tecnologias anti-gelo e de degelo, otimizada para um funcionamento mais seguro, com um novo design em tons de cinzento adaptando-se a qualquer ambiente, podendo gerar água até 75°C enquanto opera a temperaturas tão baixas quanto -28°C. Inspirada na natureza, garante aquecimento sustentável com classificação energética A+++”.
Além dos modelos da LG, a Be-Air apresentou as ferramentas para operar gás R290: "a Estação de Recolha ATEX Value R290, R32, R134a e R600 com 1 Cv para as classes A2L, A2 e A3 e a Bomba de vácuo ATEX Value VA3-PX 198l/min”.
Na opinião de Vítor Gomes, diretor de marketing e compras da France Air Portugal, não só o novo formato de três dias foi uma aposta ganha, como a antecipação do evento para abril. O resultado está à vista, com o “aumento em cerca de 20% do número de visitantes e o aumento do número de expositores, que resultou na utilização dos quatro pavilhões da FIL nesta feira. O foco de muitos visitantes por soluções residências de conforto sustentável tornou este evento ideal para a comunicação que pretendíamos focar, pelo que foi muito positivo”.
“Esta feira tem vindo a afirmar-se como um ponto de encontro estratégico para os profissionais do setor da construção e AVAC e, esta edição, reforçou a sua relevância enquanto espaço privilegiado para a divulgação e dinamização do ecossistema das nossas marcas France Air e Cairox” destacou.
A France Air Portugal aproveitou para fazer o lançamento de três novas soluções para o mercado residencial. “A grande protagonista foi a nova R-Aqua® Fusion, uma unidade híbrida autónoma desenvolvida para dar respostas às necessidades de produção térmica (climatização e águas quentes sanitárias) e de ventilação típicas de uma habitação, num único equipamento interior, sem unidade exterior, o que introduz no mercado um novo conceito que traz vantagens claras a todos os intervenientes do projeto e na sua utilização”.
A unidade é composta por três secções, integradas num único equipamento. “A secção de produção é uma bomba de calor interior, equipada com um ventilador centrifugo com elevada pressão estática disponível, preparado para ser condutada para a captação e rejeição da energia necessária à bomba de calor”. Com uma capacidade de 9kW, pode produzir água quente ou fria, de acordo com as necessidades do sistema. “A água é depois transferida para a secção hidráulico, constituído por um depósito para as águas quentes sanitárias (AQS) e todos os componentes hidráulicos necessários”. No fundo, uma central térmica integrada no próprio equipamento, acabada, testada de fábrica e pronta a aplicar, “sendo necessário fazer apenas as ligações hidráulicas de forma direta ao sistema de distribuição de climatização e de AQS em obra”, explica. Já a secção de ventilação é composta “por um recuperador de calor para a ventilação da habitação (VMC duplo -fluxo), com capacidade até 550m3/h, dotado de filtros, roda térmica para recuperação de energia e humidade, ventiladores de insuflação e extração EC e uma bateria de arrefecimento ou aquecimento alimentada pela própria unidade, interligada de fábrica”. Para Vítor Gomes, esta é “a solução mais plug-and-play no mercado, com vantagens no espaço necessário, estética arrumada, rapidez e facilidade de instalação, fiabilidade de todo o sistema e sem unidade exterior”.
Além destas novidades, a marca apresentou a gama de ar condicionado residencial R-4Living, com o lançamento da nova solução R-4Living Multi Evo “que se deferência dos sistemas típicos pela capacidade de fazer a climatização da habitação e a produção de AQS com uma única unidade exterior”.
Já Miguel Ferreira, da Sodeca, destaca como ponto positivo na Tektónica a existência de um pavilhão “praticamente dedicado só ao setor AVAC”. Este ano, a marca reforçou o investimento “num stand com uma estética reformulada e de acordo com os padrões da Sodeca. Ao longo dos três dias, a nossa equipa foi abordada e solicitada para dar informações sobre os nossos produtos e soluções para ventilação, desde profissionais do setor, arquitetos, projetistas, promotores imobiliários, construtores e cliente final. Sentimos que houve um interesse genuíno nas soluções que apresentámos”.
A marca voltou a apostar na unidade VMC com recuperação de calor AIRHOME, sendo que a novidade “é que pode ser equipada com um módulo que permite o controlo da mesma através de uma aplicação de telemóvel. Além disso, também apresentamos o novo sistema de acessórios e condutas para sistemas VMC, bem como os terminais para difusão de ar em gesso Ergovent para aplicação integrada na arquitetura”.
Apesar de a participação na Tektónica fazer parte da estratégia de marketing do Grupo EFCIS e de ser um certame que gostariam de continuar a ajudar a desenvolver, “penso que a continuar a evoluir para uma potencial feira nacional do sector AVAC, e mesmo no âmbito de manter-se junto com a Tektónica, o Parque das Nações traz alguns desafios nos acessos, estacionamento e calendarização, que farão parte das decisões de participação dos principais intervenientes no mercado”, nota Susana Penedo, diretora de marca no Grupo EFCIS. “O estacionamento e os acessos competem com uma zona de muito turismo, cultura e lazer, e o sucesso de uma feira do sector do AVAC ou da construção não pode inibir interessados por falta de estacionamento e acessos ao recinto”.
Ainda assim, Susana Penedo salienta que a feira se apresentou “maior do que em anos anteriores, o que é um sinal positivo mesmo com todos os desafios que esse crescimento acarreta para as empresas participantes”. Quanto às novidades apresentadas, o grande destaque deste ano foi o MRV7S “não só por utilizar o refrigerante R32 em vez do convencional R410a, mas pelas inovações tecnológicas de facilidade de interligação e eficiência, facilitando não só o desenvolvimento do projeto, como a própria execução de montagens”.
Também nas bombas de calor Haier, “o destaque foi para as Hydros, com R290 que apresenta uma vasta gama desde as monobloco com soluções em cascata, passado pelas split com módulo hidráulico inteligente e as Hydros Allinone com depósito incluído e alta temperatura”.
Prémio Tektónica Inovação
A cerimónia de entrega de Prémios Tektónica Inovação, que decorreu durante o evento, reuniu mais de 40 candidaturas, um indicador de que o sector está em constante crescimento e mutação. Foram atribuídos nove prémios e duas menções honrosas, onde foram distinguidas as empresas:
• Jeremias, com Genius Ekkoair, na categoria de Eficiência Energética
• Pretensa – Inovação em Engenharia, com o sistema Resisto 5.9, na categoria Novos Processos Construtivos e Válvula Mecânica de Corte automático de Gás, na categoria de Novos Materiais
• Daikin Air Conditioning Portugal, com Daikin Cloud Service Residencial, na categoria de Serviços
• Nationalrev, com a solução I.Geo Bx, na categoria de Máquinas e Equipamentos
• Standard Hidráulica, com o sistema de fixação Top Fix System, na categoria Banho
• Frasa – Equipamentos de Cozinha e Energia, com o produto Frasa Naturalair, na categoria Cozinhas
• Revigrés, com o produto Tech 3D, na categoria de Pavimentos e Revestimentos
• Secil Sa, com o equipamento de estruturas de betão com tecnologia Bewarm, na categoria de Equipamentos de Exterior
As menções honrosas foram atribuídas a:
• Burger & Cie., com o sistema de instalação de revestimentos Groove Rail, na categoria de Pavimentos e Revestimentos
• Na categoria de Novos Processos Construtivos, o sistema Skinium – The Wall System, desenvolvido pelas empresas Perfisa, Gyptec Volcalis, Amorim Cork Solutions e Mapei
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal