Trane
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Comunidade Solar de Vilamoura entra em funcionamento e promete reduzir custos e emissões

22/05/2025
A Comunidade Solar de Vilamoura (CSV), uma iniciativa pioneira de produção e partilha de energia renovável no Algarve, já está em funcionamento. O projeto visa contribuir para a descarbonização da região, reduzir a fatura energética de mais de mil famílias e reforçar o compromisso de Vilamoura com a sustentabilidade.
Imagen

Com o objetivo de apostar no potencial solar da região do Algarve e num sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, o Projeto Âncora – UPAC Victoria - conta com 1.008 painéis solares numa área de 1.924 m². No primeiro ano de operação, estima-se uma produção de 713,4 MWh, evitando cerca de 120,57 toneladas de emissões de CO2 – o equivalente a plantar mais de 700 árvores.

Através de instalações partilhadas, os membros da comunidade produzem parte ou a totalidade da eletricidade que consomem, podendo inclusive gerar excedentes. Este modelo representa um avanço face ao autoconsumo individual, promovendo ganhos económicos e ambientais significativos.

A Comunidade Solar de Vilamoura (CSV) reforça o compromisso com um estilo de vida sustentável, contribuindo para a descarbonização e redução das emissões de CO2 na região. Este projeto está alinhado com as diretrizes nacionais e europeias que visam responder à necessidade urgente de descarbonização das economias.

Além da vertente energética, o projeto integra uma componente social, ao associar-se à empresa regional LUZSIMPLES, que promove o emprego local e boas práticas no setor da energia.

A comunidade solar faz parte da estratégia ambiental global de Vilamoura, que inclui sistemas avançados de tratamento de águas residuais, com planos para a ETAR fornecer água não potável para irrigação, até 2026; implementação de Certificações AQUA+ para todos os novos desenvolvimentos residenciais e turísticos; adesão a padrões internacionais de construção sustentável, incluindo BREEAM, LEED, e Lider A; e uso extensivo de espécies de plantas nativas de baixa procura de água na paisagem.

A Comunidade Solar de Vilamoura, já em funcionamento, reduzirá significativamente a dependência da comunidade local, de fontes de energia convencionais, estabelecendo um novo padrão para o desenvolvimento sustentável de resorts e de um estilo de vida exclusivo e único em Portugal.

Mais informações: Comunidade Solar de Vilamoura

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    19/05/2025

  • Newsletter O Instalador

    12/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial