A Alfândega do Porto prepara-se para acolher, nos dias 6 e 7 de novembro, a segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores, um evento que promete redefinir a relação entre inovação, sustentabilidade e criatividade no setor da construção e design de interiores em Portugal. Organizada pela Exponor – Feira Internacional do Porto, a iniciativa tem como lema 'Menos carbono, mais inovação, mais futuro', refletindo a aposta decisiva numa arquitetura de baixa pegada ambiental e numa nova geração de soluções construtivas.
Uma das marcas distintivas desta edição é a adoção de estruturas de andaimes reutilizados e reutilizáveis na montagem dos stands expositivos. Esta solução, ao mesmo tempo brutalista e minimalista, demonstra o compromisso do evento com a circularidade dos materiais e a redução do impacto ambiental. “Queremos que a +Concreta contribua para a consciencialização sobre a necessidade de práticas mais sustentáveis, mostrando estratégias e produtos inovadores desenvolvidos por marcas e fabricantes nacionais”, sublinha Diogo Barbosa, diretor-geral da Exponor.
O certame irá reunir uma seleção restrita de empresas portuguesas de excelência, a operar nas áreas dos revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho. O conceito “chave-na-mão” facilita a participação das empresas, libertando-as do encargo de construção dos stands, para que se dediquem exclusivamente à apresentação dos seus produtos e serviços mais inovadores.
A +Concreta não se limita à exposição de soluções técnicas e de design. O evento aposta fortemente na discussão das tendências e desafios do setor, através de um ciclo de conferências dinamizado pela Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte (OASRN). Após o sucesso da estreia, que contou com nomes sonantes como o estúdio sueco Ateljé Ö e o francês Ordinaire, a edição deste ano promete voltar a trazer ao Porto gabinetes de arquitetura premiados internacionalmente, reforçando o carácter global e vanguardista da feira. Estão igualmente previstas sessões técnicas com alguns dos mais prestigiados arquitetos portugueses, assegurando a partilha de conhecimento e a ligação direta à prática nacional.
Expansão internacional e impacto profissional
Em 2023, a +Concreta registou mais de 3.200 visitantes profissionais, destacando-se a forte presença de arquitetos e designers (44%), seguida de empresários, gestores e profissionais da construção (22%), engenheiros (14%), projetistas e técnicos (6%), consultores e traders (6%), instaladores (2%) e outros profissionais (6%). O carácter internacional do evento foi evidenciado pela participação de 220 visitantes oriundos de países tão diversos como Angola, Arábia Saudita, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Hungria, Polónia, Reino Unido, República Checa, Ucrânia ou Venezuela.
Para a edição de 2024, a organização ambiciona robustecer ainda mais o índice de visitação, atraindo um público cada vez mais global e reforçando o papel da feira como plataforma de divulgação e partilha de conhecimento, tendências e inovação.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal