A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, presidiu ontem ao terceiro Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Indústria Automóvel Europeia, em Bruxelas, que juntou representantes da indústria automóvel, parceiros sociais e outros intervenientes-chave. O encontro reforçou a urgência de aplicar rapidamente o Plano de Ação Automóvel, lançado em março, perante a dupla pressão da transformação tecnológica e da competição global.
Entre os principais temas discutidos estiveram o reforço da liderança europeia em veículos elétricos, a aceleração da inovação em veículos autónomos e conectados e o fortalecimento da indústria europeia de baterias. A Comissão comprometeu-se ainda a proteger as empresas da UE contra práticas de concorrência desleal, a melhorar o acesso a matérias-primas críticas e a apoiar os trabalhadores através de programas de requalificação.
Na área da inovação, os comissários Ekaterina Zaharieva e Apostolos Tzitzikostas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com parceiros estratégicos para acelerar a Investigação e Inovação no setor automóvel europeu. O objetivo é posicionar a Europa como líder mundial em mobilidade sustentável e inteligente até 2035 e além.
Este acordo junta três parcerias fundamentais:
Segundo Zaharieva, este marco permitirá “acelerar a transição para uma mobilidade automatizada e de zero emissões, assegurando a competitividade e a soberania tecnológica da indústria automóvel europeia”.
O diálogo serviu também para lançar a European Connected and Autonomous Vehicles Alliance (ECAVA), uma nova plataforma que irá definir a agenda comum da indústria neste domínio. A primeira reunião está marcada para o final de outubro, sob coordenação da vice-presidente executiva Henna Virkkunen, responsável pela pasta da Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia.
Virkkunen destacou que “o carro do futuro será um supercomputador sobre rodas, movido por eletrificação e inteligência artificial”, sublinhando que a aliança será essencial para o desenvolvimento de software, hardware, modelos de IA e para a aprovação regulatória de soluções de condução autónoma.
Durante o encontro, os participantes também deram contributos para iniciativas regulatórias em preparação, incluindo a revisão dos padrões de emissões de CO2 para automóveis e carrinhas, a proposta sobre frotas corporativas, medidas de simplificação para veículos ligeiros de passageiros e comerciais, bem como veículos pesados.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal