Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APIRAC: 50 anos a impulsionar a eficiência e a inovação

Marta Clemente10/11/2025
Mais do que uma efeméride, o cinquentenário da APIRAC marca a maturidade de um setor que se tornou essencial para a eficiência energética, o conforto e a sustentabilidade dos edifícios em Portugal. Meio século depois, a associação continua a ser uma voz técnica e institucional de referência, capaz de unir empresas, profissionais e entidades públicas em torno de um objetivo comum: impulsionar a transição energética com rigor e inovação.
Imagen

Na noite de 25 de outubro, o Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa, foi palco de uma celebração histórica. A APIRAC – Associação Portuguesa das Empresas dos Sectores Térmico, Energético, Electrónico e do Ambiente – realizou um jantar concerto comemorativo que assinalou meio século de existência. Entre empresários, dirigentes associativos e representantes de entidades nacionais e internacionais, a atmosfera era de orgulho, emoção e reconhecimento por cinco décadas dedicadas à valorização e à modernização de um setor vital para o país.

Fundada em 1975, a APIRAC representa o universo das empresas ligadas às instalações técnicas dos edifícios – desde a climatização e refrigeração à ventilação, sistemas de automatização e controlo e qualidade do ar interior em edifícios. A associação tem sido um agente ativo na normalização técnica, na certificação profissional e na promoção da eficiência energética, áreas em que Portugal tem vindo a ganhar peso no contexto europeu.

O encontro, marcado por um ambiente de elegância e simbolismo, foi acompanhado por um momento musical protagonizado pelo pianista João Paulo Esteves da Silva e pelo cantor Ricardo Ribeiro, que deram à noite um tom de celebração e partilha.

Cinco décadas de associativismo e progresso

Imagen

Na sua intervenção, Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC destacou o papel decisivo das empresas na construção da associação e na consolidação do setor técnico e energético em Portugal. Recordou que a APIRAC nasceu em 1975, “quando 40 empresas entenderam que era possível juntarem esforços e criarem um padrão que permitisse proceder junto do Governo para aquilo que eram as preocupações da atividade”.

Passados cinquenta anos, esse movimento associativo cresceu e diversificou-se. “Hoje, a associação tem 550 empresas, 25 mil trabalhadores e representa 1% do PIB nacional”, sublinhou Nuno Roque, evidenciando o peso económico e tecnológico de uma área que se afirma como essencial para os desafios da descarbonização, da eficiência energética e da qualidade do ar interior.

O dirigente salientou ainda a importância da colaboração internacional da APIRAC, que mantém uma presença ativa em três federações europeias: a AREA (Air Conditioning and Refrigeration European Association), a EHPA (European Heat Pump Association), e a EFCEM (European Federation of Catering Equipment Manufacturers). “Esta participação conjunta alimenta o nosso trabalho e ajuda-nos a preparar aquilo que são as evoluções do mercado e a sensibilização junto da tutela”, afirmou.

Uma voz europeia com reconhecimento internacional

Imagen

O peso da APIRAC a nível europeu foi também sublinhado pelos líderes das federações congéneres. Martin Ubl, presidente da EFCEM, expressou “grande respeito e orgulho” pela colaboração da associação portuguesa, reconhecendo o seu contributo para a defesa dos interesses do setor a nível europeu.

Já Stepan Stojanov, Vice-presidente da AREA, destacou as semelhanças entre as duas organizações, definindo a APIRAC como “o elo de ligação entre produtores e consumidores”, e desejou “muitas décadas de sucesso e outros 50 anos de conquistas”. Também Patrick Crombez, Presidente da EHPA, agradeceu o convite e sublinhou a importância da APIRAC como parceira ativa no desenvolvimento da indústria europeia de climatização.

Um setor essencial para a transição energética

Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca

Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca.

Em nome do Governo, foi lida uma mensagem enviada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca, que não pôde estar presente, mas fez questão de reconhecer o contributo do setor para a economia e para os grandes objetivos nacionais.

Num vídeo gravado especialmente para a ocasião, Jean Barroca sublinhou que “a descarbonização e a transição energética não se cumprem apenas com políticas ou planos estratégicos”, mas com “pessoas, equipas no terreno e empresas que investem e asseguram o funcionamento dos sistemas numa economia mais limpa e mais eficiente”.

O futuro faz-se com as empresas

Fernando Brito, Presidente da APIRAC há mais de três décadas

Fernando Brito, Presidente da APIRAC há mais de três décadas.

Um dos momentos mais emotivos da noite foi a intervenção de Fernando Brito, Presidente da APIRAC há mais de três décadas, que começou por agradecer aos fundadores da associação, “que em 1975 tiveram a coragem de criar esta casa num período complexo da nossa história”. Reconheceu o trabalho de todas as direções e colaboradores que, ao longo de meio século, contribuíram para afirmar a APIRAC como uma referência técnica e institucional.

Através do seu centro tecnológico e certificador, o CENTERM, a APIRAC tem contribuído para elevar o padrão técnico do setor, promovendo a qualificação contínua e assegurando que as empresas portuguesas acompanham as exigências europeias em matéria de eficiência e sustentabilidade.

“Com cerca de 550 associados, uma situação económica estabilizada e sustentada, e um património sólido, a APIRAC atingiu um novo patamar e está preparada para o futuro”, afirmou Fernando Brito, destacando o papel central das empresas na transição climática e energética.

Para Fernando Brito, o compromisso da associação passa pela valorização dos profissionais e pela formação contínua. “O instalador, o técnico de manutenção, o projetista, não são meros executores. São especialistas em conforto, segurança e eficiência, e devem ser reconhecidos como tal”, defendeu, reafirmando a aposta da APIRAC na certificação e qualificação técnica.

O dirigente destacou, por fim, a importância da inovação e da digitalização dos processos, assim como a necessidade de atrair jovens talentos para o setor. “O nosso setor é tecnológico e tem futuro. O empenho não pode parar”, concluiu, antes de deixar um brinde simbólico: “Viva a APIRAC! Viva a todos vós!”.

Uma noite de celebração e visão

Entre aplausos e emoção, a celebração dos 50 anos da APIRAC foi mais do que um momento de memória: foi uma afirmação de continuidade. Meio século depois, a associação mantém-se fiel à sua missão de representar e fortalecer o tecido empresarial ligado à climatização, refrigeração e eficiência energética.

Sob o lema 'A mover energia para elevar o futuro', a APIRAC renova o seu compromisso de liderança num setor que está no centro das grandes transformações energéticas e ambientais do país.

Ao celebrar o passado, a associação projeta o futuro com rigor técnico, inovação e pessoas qualificadas - uma combinação que continua a mover não apenas a APIRAC, mas todo o setor, rumo a um país mais eficiente e sustentável.

A história da APIRAC é a história da maturidade de um setor

Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC

Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC.

Em entrevista por ocasião do cinquentenário, Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC, afirma que o percurso da associação espelha meio século de evolução e capacidade de adaptação a novos contextos tecnológicos e regulatórios. O dirigente recorda que foram muitos os marcos que “alicerçaram a consolidação de uma capacidade e diferenciação tecnológica e empresarial” do setor, permitindo responder aos desafios da eficiência energética e da sustentabilidade.

Destaca ainda que o setor vive “um novo paradigma”, em que a competitividade das empresas passa pela diferenciação do serviço, pela qualificação dos profissionais e pela inovação contínua. Nesse contexto, reforça o compromisso da associação em apoiar os seus associados “na transição para soluções mais ecológicas”, garantindo que a sustentabilidade e a eficiência continuam a ser prioridades.

Ao abordar as transformações tecnológicas em curso, Nuno Roque salienta o papel das novas soluções de climatização, como as bombas de calor e os sistemas de gestão técnica de edifícios, bem como o uso de fluidos com menor impacto ambiental. Estas mudanças, afirma, “permitem que os sistemas funcionem utilizando energia limpa, resultando em emissões de carbono reduzidas e custos de funcionamento mais baixos”.

Com orgulho pelo caminho percorrido, o Diretor-geral reconhece que “o posicionamento alcançado na sociedade portuguesa é mérito do empenho e dedicação de todos os Presidentes e suas Direções”, estendendo o agradecimento aos associados, técnicos e colaboradores que, ao longo de cinco décadas, ajudaram a consolidar a reputação e a relevância da APIRAC.

 

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.Arfit Climatização, S.A.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    10/11/2025

  • Newsletter O Instalador

    03/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial