Na noite de 25 de outubro, o Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa, foi palco de uma celebração histórica. A APIRAC – Associação Portuguesa das Empresas dos Sectores Térmico, Energético, Electrónico e do Ambiente – realizou um jantar concerto comemorativo que assinalou meio século de existência. Entre empresários, dirigentes associativos e representantes de entidades nacionais e internacionais, a atmosfera era de orgulho, emoção e reconhecimento por cinco décadas dedicadas à valorização e à modernização de um setor vital para o país.
Fundada em 1975, a APIRAC representa o universo das empresas ligadas às instalações técnicas dos edifícios – desde a climatização e refrigeração à ventilação, sistemas de automatização e controlo e qualidade do ar interior em edifícios. A associação tem sido um agente ativo na normalização técnica, na certificação profissional e na promoção da eficiência energética, áreas em que Portugal tem vindo a ganhar peso no contexto europeu.
O encontro, marcado por um ambiente de elegância e simbolismo, foi acompanhado por um momento musical protagonizado pelo pianista João Paulo Esteves da Silva e pelo cantor Ricardo Ribeiro, que deram à noite um tom de celebração e partilha.
Na sua intervenção, Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC destacou o papel decisivo das empresas na construção da associação e na consolidação do setor técnico e energético em Portugal. Recordou que a APIRAC nasceu em 1975, “quando 40 empresas entenderam que era possível juntarem esforços e criarem um padrão que permitisse proceder junto do Governo para aquilo que eram as preocupações da atividade”.
Passados cinquenta anos, esse movimento associativo cresceu e diversificou-se. “Hoje, a associação tem 550 empresas, 25 mil trabalhadores e representa 1% do PIB nacional”, sublinhou Nuno Roque, evidenciando o peso económico e tecnológico de uma área que se afirma como essencial para os desafios da descarbonização, da eficiência energética e da qualidade do ar interior.
O dirigente salientou ainda a importância da colaboração internacional da APIRAC, que mantém uma presença ativa em três federações europeias: a AREA (Air Conditioning and Refrigeration European Association), a EHPA (European Heat Pump Association), e a EFCEM (European Federation of Catering Equipment Manufacturers). “Esta participação conjunta alimenta o nosso trabalho e ajuda-nos a preparar aquilo que são as evoluções do mercado e a sensibilização junto da tutela”, afirmou.
O peso da APIRAC a nível europeu foi também sublinhado pelos líderes das federações congéneres. Martin Ubl, presidente da EFCEM, expressou “grande respeito e orgulho” pela colaboração da associação portuguesa, reconhecendo o seu contributo para a defesa dos interesses do setor a nível europeu.
Já Stepan Stojanov, Vice-presidente da AREA, destacou as semelhanças entre as duas organizações, definindo a APIRAC como “o elo de ligação entre produtores e consumidores”, e desejou “muitas décadas de sucesso e outros 50 anos de conquistas”. Também Patrick Crombez, Presidente da EHPA, agradeceu o convite e sublinhou a importância da APIRAC como parceira ativa no desenvolvimento da indústria europeia de climatização.
Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca.
Em nome do Governo, foi lida uma mensagem enviada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca, que não pôde estar presente, mas fez questão de reconhecer o contributo do setor para a economia e para os grandes objetivos nacionais.
Num vídeo gravado especialmente para a ocasião, Jean Barroca sublinhou que “a descarbonização e a transição energética não se cumprem apenas com políticas ou planos estratégicos”, mas com “pessoas, equipas no terreno e empresas que investem e asseguram o funcionamento dos sistemas numa economia mais limpa e mais eficiente”.
Fernando Brito, Presidente da APIRAC há mais de três décadas.
Um dos momentos mais emotivos da noite foi a intervenção de Fernando Brito, Presidente da APIRAC há mais de três décadas, que começou por agradecer aos fundadores da associação, “que em 1975 tiveram a coragem de criar esta casa num período complexo da nossa história”. Reconheceu o trabalho de todas as direções e colaboradores que, ao longo de meio século, contribuíram para afirmar a APIRAC como uma referência técnica e institucional.
Através do seu centro tecnológico e certificador, o CENTERM, a APIRAC tem contribuído para elevar o padrão técnico do setor, promovendo a qualificação contínua e assegurando que as empresas portuguesas acompanham as exigências europeias em matéria de eficiência e sustentabilidade.
“Com cerca de 550 associados, uma situação económica estabilizada e sustentada, e um património sólido, a APIRAC atingiu um novo patamar e está preparada para o futuro”, afirmou Fernando Brito, destacando o papel central das empresas na transição climática e energética.
Para Fernando Brito, o compromisso da associação passa pela valorização dos profissionais e pela formação contínua. “O instalador, o técnico de manutenção, o projetista, não são meros executores. São especialistas em conforto, segurança e eficiência, e devem ser reconhecidos como tal”, defendeu, reafirmando a aposta da APIRAC na certificação e qualificação técnica.
O dirigente destacou, por fim, a importância da inovação e da digitalização dos processos, assim como a necessidade de atrair jovens talentos para o setor. “O nosso setor é tecnológico e tem futuro. O empenho não pode parar”, concluiu, antes de deixar um brinde simbólico: “Viva a APIRAC! Viva a todos vós!”.
Entre aplausos e emoção, a celebração dos 50 anos da APIRAC foi mais do que um momento de memória: foi uma afirmação de continuidade. Meio século depois, a associação mantém-se fiel à sua missão de representar e fortalecer o tecido empresarial ligado à climatização, refrigeração e eficiência energética.
Sob o lema 'A mover energia para elevar o futuro', a APIRAC renova o seu compromisso de liderança num setor que está no centro das grandes transformações energéticas e ambientais do país.
Ao celebrar o passado, a associação projeta o futuro com rigor técnico, inovação e pessoas qualificadas - uma combinação que continua a mover não apenas a APIRAC, mas todo o setor, rumo a um país mais eficiente e sustentável.
Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC.
Em entrevista por ocasião do cinquentenário, Nuno Roque, Diretor-geral da APIRAC, afirma que o percurso da associação espelha meio século de evolução e capacidade de adaptação a novos contextos tecnológicos e regulatórios. O dirigente recorda que foram muitos os marcos que “alicerçaram a consolidação de uma capacidade e diferenciação tecnológica e empresarial” do setor, permitindo responder aos desafios da eficiência energética e da sustentabilidade.
Destaca ainda que o setor vive “um novo paradigma”, em que a competitividade das empresas passa pela diferenciação do serviço, pela qualificação dos profissionais e pela inovação contínua. Nesse contexto, reforça o compromisso da associação em apoiar os seus associados “na transição para soluções mais ecológicas”, garantindo que a sustentabilidade e a eficiência continuam a ser prioridades.
Ao abordar as transformações tecnológicas em curso, Nuno Roque salienta o papel das novas soluções de climatização, como as bombas de calor e os sistemas de gestão técnica de edifícios, bem como o uso de fluidos com menor impacto ambiental. Estas mudanças, afirma, “permitem que os sistemas funcionem utilizando energia limpa, resultando em emissões de carbono reduzidas e custos de funcionamento mais baixos”.
Com orgulho pelo caminho percorrido, o Diretor-geral reconhece que “o posicionamento alcançado na sociedade portuguesa é mérito do empenho e dedicação de todos os Presidentes e suas Direções”, estendendo o agradecimento aos associados, técnicos e colaboradores que, ao longo de cinco décadas, ajudaram a consolidar a reputação e a relevância da APIRAC.


oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal