Grupo Midea SGT - SGT Energia e Climatização, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Speed-E da REN vai levar energia a comunidade rural de Angola

11/11/2025

Uma comunidade rural da província do Cuanza Norte vai ser abastecida de energia elétrica nos próximos meses, graças à instalação na área de uma micro sub-estação Speed-E, patenteada pela REN.

Imagen

O lançamento da primeira pedra junto a uma torre de Muito Alta Tensão nas proximidades da comunidade de Quiangombe foi feito no dia 7 de novembro, numa cerimónia presidida pelo Governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar.

O projeto resulta da cooperação entre a REN e a RNT – Rede Nacional de Transporte de Angola. O presidente da RNT, Rui Gourgel, acredita que a obra poderá estar concluída em cerca de seis meses e que os seus efeitos práticos ajudarão os Governos das diversas províncias a decidir financiar iniciativas do género. A RNT desenvolveu um programa denominado RETEC- Rede de Eletrificação Comunitária e já identificou cerca de uma dezena de comunidades rurais que podem beneficiar do acesso a energia elétrica graças ao sistema Speed E.

Quiangombe fica a pouco menos de 300 quilómetros de Luanda e tem 175 residências, escola, posto de saúde e posto administrativo. A energia disponível vai permitir que cada casa tenha iluminação e uma tomada para carregar um telemóvel. A escola poderá ter um computador ligado à internet e o posto de saúde um frigorífico para guardar medicamentos. A eletrificação do posto administrativo poderá poupar aos habitantes muitas deslocações para tratar de questões burocráticas e as autoridades planeiam criar um centro comunitário para instalar uma televisão e assim atenuar o isolamento da população. O governador João Gaspar disse acreditar que a eletricidade será fator de atração de mais população para aquela zona e facilitará o aparecimento de projetos de micro-empreendorismo na área agrícola.

O Speed-E é um sistema patenteado internacionalmente pela REN que permite a alimentação de consumos a 220 volts diretamente a partir de uma linha de Muita Alta Tensão, num raio de até a um quilómetro da torre de Alta ou Muito Alta Tensão junto à qual o sistema seja instalado.

REVISTAS

Arfit Climatização, S.A.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Válvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    10/11/2025

  • Newsletter O Instalador

    03/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial