Panasonic Portugal
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Energia

Eficiência energética: O pilar da competitividade industrial

Daniel Tavares, do departamento de Engenharia da Energest

19/02/2026
“A modernização de caldeiras industriais e a utilização de sistemas de recuperação de calor de elevado rendimento comprovam ser possível obter ganhos energéticos significativos sem comprometer o output produtivo. Estes avanços, num enquadramento global, reduzem emissões, aumentam a fiabilidade operacional e reforçam a competitividade”.
“A engenharia portuguesa tem competência para desenhar soluções complexas, adaptadas às especificidades de cada indústria”.

Numa conjuntura macroeconómica marcada pela elevada volatilidade dos mercados energéticos e pela urgência imperativa da descarbonização, a eficiência energética transcendeu o estatuto de mera 'boa prática' técnica. Atualmente, afirma-se como um pilar estratégico fundamental para a resiliência e competitividade do tecido empresarial.

Imagen
Para a indústria portuguesa, onde a maioria dos processos dependem fortemente da energia térmica, a racionalização não significa produzir menos, mas sim produzir de forma mais inteligente. O objetivo é claro: extrair mais produto por cada unidade de energia consumida e mitigar perdas. A redução da pegada energética não é sinónimo de contração produtiva, mas sim de otimização de recursos e aumento de eficiência.

A inovação tecnológica e a implementação de sistemas térmicos avançados permitem às empresas maximizar a energia útil disponível, reduzindo os seus custos operacionais. A modernização de caldeiras industriais e a utilização de sistemas de recuperação de calor de elevado rendimento comprovam ser possível obter ganhos energéticos significativos sem comprometer o output produtivo. Estes avanços, num enquadramento global, reduzem emissões, aumentam a fiabilidade operacional e reforçam a competitividade.

Neste domínio, Portugal detém capacidade técnica de topo. A transição energética não deve resumir-se à importação de tecnologia padronizada, a excelência passa pela customização e pela valorização do know-how nacional. A engenharia portuguesa tem competência para desenhar soluções complexas, adaptadas às especificidades de cada indústria.

Soluções de engenharia para valorizar a energia térmica

Ao longo das últimas décadas, a Energest consolidou-se como parceira estratégica no aumento da eficiência energética industrial. Um exemplo de sucesso na indústria automóvel foi a implementação de um sistema de recuperação de calor em estufas de cataforese. Neste processo, os gases de exaustão são arrefecidos de 325 °C para 120 °C, permitindo o aquecimento de água até 92 °C a utilizar nas tinas, representando uma potência recuperada de 450 kW. Na indústria cerâmica, foi desenvolvida uma solução para o aproveitamento do calor residual dos fornos. Através de um circuito intermédio de água (aquecida até 98 °C pelo arrefecimento dos gases de 220 °C para 120 °C), o sistema pré-aquece o ar de entrada dos atomizadores até 60 °C. Este projeto resultou numa recuperação de 760 kW de potência térmica.

A eficiência energética é, em última análise, inteligência económica. As organizações que investem hoje na modernização térmica e na digitalização estarão mais preparadas para enfrentar a volatilidade dos custos energéticos e para cumprir o quadro regulamentar ambiental que se avizinha.

Na Energest, cada projeto é encarado não apenas como uma instalação de equipamentos, mas sim como um verdadeiro desafio de engenharia. Trabalhamos para provar que a tecnologia portuguesa é sinónimo de inovação, rigor técnico e compromisso. A transição energética exige fontes renováveis, sem dúvida, mas o seu sucesso depende, sobretudo, da eficiência com que gerimos a energia que já temos disponível.

Daniel Tavares, do departamento de Engenharia da Energest
Daniel Tavares, do departamento de Engenharia da Energest.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Contimetra - Instrumentos Industriais, Lda.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    16/02/2026

  • Newsletter O Instalador

    09/02/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial