Num contexto de mercado difícil, marcado pela quebra da procura na América do Norte e pela persistente incerteza na Europa, o Bosch Home Comfort Group registou avanços estratégicos relevantes em 2025. A empresa reforçou a sua posição de liderança no mercado global de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e conquistou ganhos significativos de quota de mercado nos segmentos europeus de bombas de calor e ar condicionado.
De acordo com dados preliminares, o Bosch Home Comfort Group manteve as vendas estáveis em cerca de 4,4 mil milhões de euros (excluindo as unidades adquiridas), contribuindo de forma significativa para a rentabilidade do Grupo Bosch. Em termos nominais, as vendas cresceram 0,3% face ao ano anterior, e cerca de 3% quando ajustadas aos efeitos cambiais.
Segundo Jan Brockmann, CEO do Bosch Home Comfort Group, “2025 foi um ano exigente para a indústria global de AVAC. Conseguimos manter-nos firmes num mercado difícil e aumentar a nossa quota de mercado na Europa, nos segmentos de bombas de calor e ar condicionado”.
A integração do negócio de AVAC residencial e comercial ligeiro da Johnson Controls e da Hitachi foi concluída dentro do prazo, em janeiro de 2026, e já está a gerar os primeiros efeitos de sinergia, nomeadamente ao nível do portefólio de produtos e da logística. “Com a conclusão bem-sucedida da integração em janeiro de 2026, demos um passo decisivo e assumimos uma posição de liderança a nível global. Tal deve-se, em grande parte, ao trabalho excecional das nossas equipas”, acrescenta Brockmann.
Investimento sustentado para apoiar o crescimento futuro
Para apoiar o crescimento futuro, o Bosch Home Comfort Group investiu cerca de 200 milhões de euros em 2025, distribuídos de forma equilibrada entre o negócio existente e as novas operações adquiridas. Os investimentos abrangeram todas as regiões:
A 31 de dezembro de 2025, o grupo empregava cerca de 24.000 colaboradores em todo o mundo.
Na Alemanha, o mercado de aquecimento voltou a cair, atingindo o nível mais baixo desde a crise financeira de 2008, com uma contração de 14% face ao ano anterior. Em contraste, a procura por bombas de calor cresceu 47%, recuperando da quebra de 2024. Pela primeira vez, foram vendidas mais bombas de calor do que sistemas de aquecimento a gás no mercado alemão. Atualmente, cerca de 20% dos novos geradores de calor instalados na Europa são bombas de calor, mais três pontos percentuais do que no ano anterior.
“Mantemos o rumo da eletrificação do parque edificado, apesar dos desafios. É agora essencial garantir clareza regulatória para reduzir a incerteza dos consumidores e restaurar a confiança nos investimentos a longo prazo”, sublinha Brockmann.
“O crescimento da eletrificação, os requisitos legais de eficiência e a melhoria da confiança dos consumidores irão conduzir a uma retoma do mercado a médio prazo”, explica Brockmann. O objetivo do grupo é crescer a um ritmo anual de um dígito elevado, acima da média do mercado.
Esta operação acrescenta um novo canal de vendas ao grupo e posiciona-o entre as maiores redes próprias de venda de sistemas de aquecimento e ar condicionado no oeste dos EUA. A empresa antecipa um crescimento anual superior a 5% neste mercado até 2027.
Na região da Europa, Médio Oriente e África, a aquisição reforçou especialmente o negócio de ar condicionado. Na Europa, o grupo detém uma posição de liderança no segmento das bombas de calor, com ganhos relevantes de quota de mercado, sobretudo na Alemanha. “O portefólio alargado permite-nos uma abordagem verdadeiramente integrada – do aquecimento e arrefecimento às soluções híbridas”, afirma Maria Zesch, responsável pela região EMEA desde 1 de janeiro de 2026.
AHR Expo: apresentação do portefólio alargado
O Bosch Home Comfort Group apresenta, pela primeira vez, o seu portefólio alargado na AHR Expo, de 2 a 4 de fevereiro, em Las Vegas, no Central Hall – stand C4007. Entre os destaques estão a bomba de calor Bosch IDS Edge, a air365 Max da Hitachi (com refrigerante R32) e a solução híbrida SunChoice, da YORK®.


oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal