Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Expansão da LG nos Países Baixos reforça presença no aquecimento sustentável na Europa

LG reforça posicionamento no mercado europeu de bombas de calor residenciais

21/04/2026
A LG vai fornecer soluções integradas de aquecimento e água quente para empreendimentos de apartamentos de grande escala em Eindhoven e Ridderkerk, nos Países Baixos, apoiando a sua expansão contínua no mercado europeu de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC).
Imagen

Projeto Generaal Dibbetslaan Eindhoven: solução de bomba de calor tudo-em-um

A LG assegurou um contrato para um projeto residencial de 157 unidades em Eindhoven, com base na robustez da sua solução de bomba de calor tudo-em-um e nas suas capacidades avançadas de engenharia. Trabalhando em estreita colaboração com parceiros-chave do projeto – incluindo a consultora Kruijzen Innovatie en Techniek Tilburg, a construtora Stam + De Koning Bouw e a empresa de instalação Van Hoften Eindhoven – desde a fase inicial de conceção, a empresa utilizou simulações de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para analisar o fluxo de calor e otimizar o desempenho global do sistema.

A empresa respondeu aos requisitos do projeto com a combinação estratégica da unidade Therma V™ R32 Split de 5 kW (exterior) e da unidade Combi (interior). Ao integrar o depósito de água quente e os principais componentes hidrónicos numa única unidade interior compacta, o sistema tudo-em-um contribui para reduzir o tempo de instalação, maximizando o espaço habitável disponível.

A eficiência energética do sistema é suportada por tecnologias core da LG, incluindo o seu compressor exclusivo R1. Este compressor utiliza uma estrutura de eixo passante concebida para aumentar a durabilidade, ajudando a manter uma performance de aquecimento estável com redução de vibração e fricção. Em conformidade com as rigorosas normas ambientais europeias, o sistema utiliza o refrigerante R32, com um Potencial de Aquecimento Global (GWP) de 6751. A conectividade LG ThinQ™ permite ainda o controlo remoto e a gestão inteligente de energia, proporcionando uma experiência de utilização mais conveniente e poupança energética.

Imagen

Projeto Ridderkerk: maior fiabilidade com depósito de inércia compacto

Além do projeto em Eindhoven, a LG assegurou também um contrato para um empreendimento residencial de 102 unidades em Ridderkerk, com entregas previstas ao longo do segundo trimestre deste ano.

Neste projeto, vai fornecer o sistema Therma V™ R32 Split, a unidade Combi e um depósito de inércia em aço inoxidável de 60 litros. Este depósito foi concebido para melhorar a performance e a fiabilidade do sistema, proporcionando armazenamento térmico e estabilização hidráulica tanto para aquecimento ambiente como para água quente. O seu design com múltiplas ligações permite configurações em paralelo e em série, enquanto o formato cilíndrico compacto ocupa um espaço mínimo, aumentando a flexibilidade de instalação.

Aceleração do crescimento: aproveitar a expansão do mercado europeu

De acordo com a MMR Statistics, o mercado europeu de bombas de calor deverá atingir cerca de 46 mil milhões de dólares (cerca de 39 mil milhões de euros) até 2032, impulsionado pela eletrificação contínua do aquecimento e arrefecimento2. À medida que a procura por soluções de aquecimento de elevada eficiência cresce na Europa, a LG planeia expandir ainda mais a sua presença com soluções AVAC integradas.

“Os nossos recentes projetos de sucesso nos Países Baixos são resultado direto da nossa capacidade de fornecer sistemas AVAC completos, adaptados com precisão às exigentes normas europeias e aos novos empreendimentos”, afirmou James Lee, presidente da LG ES Company. “Ao combinar tecnologias de elevada eficiência com engenharia avançada e soluções integradas, estamos a reforçar ainda mais a nossa competitividade no mercado europeu de AVAC”.

1 O valor de GWP do refrigerante R32 baseia-se no regulamento EU-2024/573 (6.º Relatório de Avaliação do IPCC).

2 Segundo o relatório de janeiro de 2026 da MMR Statistics, Europe Heat Pump Market Size and YoY Growth (2025–2032).

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Contimetra - Instrumentos Industriais, Lda.VulcanoDaikin - Ar Condicionado PortugalLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    20/04/2026

  • Newsletter O Instalador

    13/04/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial