Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Setores industriais pesados estão entre os principais responsáveis pela descida das emissões na União Europeia

União Europeia reduz emissões de gases com efeito de estufa em 40% desde 1990

17/04/2026

A União Europeia reduziu em 40% as emissões de gases com efeito de estufa desde 1990. Entre 2023 e 2024, a redução foi de 3%, segundo dados oficiais agora divulgados.

Imagen

A União Europeia reduziu em 40% as suas emissões de gases com efeito de estufa desde 1990, de acordo com dados enviados às Nações Unidas e analisados pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), divulgados esta sexta-feira, 17 de abril. Entre 2023 e 2024, registou-se uma redução adicional de 3%.

Os dados indicam que os maiores cortes absolutos de emissões ocorreram na produção de eletricidade e calor, na indústria transformadora e construção, no setor residencial e no setor do ferro e aço, incluindo as emissões relacionadas com o consumo de energia.

Ao longo dos últimos 34 anos, a redução das emissões foi impulsionada pelo aumento da utilização de energias renováveis, pela substituição por combustíveis fósseis menos intensivos em carbono, por melhorias na eficiência energética e por alterações estruturais na economia. A maioria dos Estados-Membros contribuiu para esta descida.

No setor energético, as emissões da produção de eletricidade e calor caíram 58% desde 1990, refletindo ganhos de eficiência e a transição para fontes menos poluentes.

Por outro lado, as emissões do transporte rodoviário aumentaram, tanto no transporte de passageiros como de mercadorias, devido ao crescimento da procura, que superou os ganhos associados à eficiência e à eletrificação.

Segundo a AEA, as políticas europeias e nacionais tiveram um papel determinante na redução das emissões, incluindo medidas ambientais e agrícolas desde os anos 1990 e políticas climáticas e energéticas mais recentes, como o Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da União Europeia.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar Condicionado PortugalVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Contimetra - Instrumentos Industriais, Lda.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/04/2026

  • Newsletter O Instalador

    30/03/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial