Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Participação de solar e eólica nos mercados de serviços de sistema ultrapassa os 1600 MW

31/07/2026

Segundo a REN - Redes Energéticas Nacionais, o Sistema Elétrico Nacional (SEN) atingiu um novo marco na integração de recursos renováveis (solar e eólica) nos mercados de serviços de sistema, com 1668 MW de capacidade habilitada para participação no mercado de Reserva de Restabelecimento da Frequência com Ativação Manual (mFRR) e 340 MW habilitados para prestação de Banda de Regulação Secundária.

Fotografia de Made From The Sky, Unsplash
Fotografia de Made From The Sky, Unsplash.

Os serviços de sistema ajudam a garantir o equilíbrio em tempo real entre a produção e o consumo de eletricidade. A Energia de Regulação Secundária (aFRR) permite corrigir, de forma automática desvios em tempo real, enquanto a Reserva de Restabelecimento da Frequência com Ativação Manual (mFRR) é utilizada para responder a necessidades adicionais do sistema ou repor a reserva de regulação secundária, com mobilizações decididas pelos Operadores do Despacho Nacional de Eletricidade. Desta forma, contribuem decisivamente para o equilíbrio entre a produção e o consumo, garantindo a segurança de abastecimento.

Esta capacidade habilitada de produção solar e eólica, e também sistemas de armazenamento (baterias), aumenta o conjunto de recursos disponíveis para prestar estes serviços, contribuindo para uma gestão mais eficiente do SEN e para uma maior integração de energia renovável. Os recursos solares, eólicos e os sistemas de armazenamento assumem assim um papel cada vez mais relevante na prestação de serviços essenciais para a operação do Sistema Elétrico Nacional, proporcionando mais segurança, estabilidade e flexibilidade. O alargamento da base de recursos habilitados contribui igualmente para uma maior eficiência na operação do Sistema Elétrico Nacional.

Este marco representa mais um passo na modernização e evolução contínua do sistema elétrico português, na adaptação e desenvolvimento do SEN aliados a uma presença crescente de fontes de energia renovável, mantendo elevados padrões de segurança e fiabilidade.

REVISTAS

ExpoSalão, S.A. (DecorHotel; Concreta )ChillventaProfei, S.L.Induglobal, Unipessoal LdaAssociação Passivhaus Portugal

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    27/07/2026

  • Newsletter O Instalador

    20/07/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial